A gripe é uma doença muito comum desta época do ano, isso porquê, nos dias mais frios a tendência é que fiquemos em locais mais fechados, com pouca circulação de ar, e o tempo mais seco, característico desta época do ano, também aumenta os casos de problemas respiratórios.
No entanto, se você está grávida, deve tomar um cuidado extra com o vírus. Os sintomas mais comuns da gripe são coriza, congestão nasal, dor no corpo e febre, mas os cuidados são um pouco diferentes para as gestantes.
Neste período, é recomendado também que as gestantes tomem a vacina da gripe, distribuída todos os anos pelo Sistema Público de Saúde, o SUS, de forma gratuita. Mas se mesmo assim, a gripe te pegar, existem alguns remedinhos e cuidados caseiros que vão te ajudar a passar pelo período.
Veja abaixo alguns cuidados caseiros para gripe na gravidez:
Coriza e congestão nasal
Lave o nariz com soro fisiológico. Além do soro tradicional, você pode usar aqueles dispositivos em spray ou jato contínuo. O soro ajuda a limpar as cavidades nasais e prevenir que as bactérias se proliferem nas vias aéreas.
Dor e inflamação na garganta
Para a garganta, faça gargarejo com água morna e sal, e/ou chás com mel, limão e gengibre. O mel possui ação microbiana, ajudando no alívio da dor. Já o limão e o gengibre são anti-inflamatórios naturais.
No entanto, consulte seu médico sobre quais chás são seguros para serem consumidos durante a gravidez, pois alguns chás possuem propriedade abortivas e podem causar problemas para a saúde da mãe e do bebê.
Alguns chás proibidos neste período são os chás de boldo, verde, de canela, de hortelã, chá preto e chá de hibisco.
Quando procurar ajuda médica
Apesar de esses cuidados caseiros serem bastante úteis para a gripe, se a gestante estiver com dores de garganta muito fortes ou febre alta, o ideal é procurar por ajuda médica profissional, para que possam ser receitados os medicamentos corretos.
· · ·
+ MATERNIDADE:
É normal sedar gestantes durante o parto? Especialistas esclarecem
Nomes de bebês: 20 ideias de nomes neutros para meninas e meninos
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.