Ficar com mau hálito pode ser uma situação bastante constrangedora e a condição pode ser causada por diversos motivos, como problemas intestinais, infecções e, claro, os alimentos que consumimos.
ANÚNCIO
Todos sabem que comidas mais fortes como cebola e alho costumam deixar aquele bafinho desagradável, mas você sabia que existem outros alimentos que pode, na verdade, ajudar a manter seu hálito fresco por mais tempo?
Veja abaixo quais alimentos você deve investir e quais você deve evitar para um hálito refrescante o dia todo.
Os heróis: alimentos que combatem o mau hálito
Frutas cítricas
As frutas cítricas como o limão, a laranja e a acerola promovem a produção da saliva, tão importante no combate ao mau hálito. Além disso, são alimentos ricos em vitamina C que diminui a proliferação das bactérias bucais que causam esse odor na boca. Outras frutas que estimulam a salivação e possuem vitamina C são morango e kiwi. E vale lembrar que nem toda fruta é boa para o hálito. Manga e pêssego, por exemplo, são ricas em sacarose, um tipo de açúcar que pode alimentar as bactérias da boca.
Gengibre
O gengibre é muito usado em chás diuréticos por facilitar a digestão e é justamente essa capacidade do gengibre que beneficia o seu hálito. Outros condimentos e aromatizantes que possuem o mesmo efeito do gengibre são a hortelã e a canela. Terminar uma refeição com um chá de hortelã e gengibre ou um chá de maracujá com canela são perfeitos para manter a boca com cheiro bom.
ANÚNCIO
Cravo
O cravo-da-índia também pode ser usado para impedir o mau hálito. Ele possui um composto antibacteriano que impede os micro-organismos da boca. Nesse caso, a indicação é colocar um cravinho na boca e dar uma mordida de leve para liberar o seu óleo natural. O cravo em forma de pó ou óleo não deve ser ingerido diretamente porque pode queimar a boca.
Maçã
A maçã crua e com casca tem um efeito bem particular na hora de combater o mau hálito. Para começar, ela tem uma casca grossa e uma textura crocante que ajudam a remover a sujeira grudada no dente antes que as bactérias atuem. A maçã também estimula a saliva por causa da mastigação e das suas fibras. Por fim, ela ajuda a equilibrar o pH da boca, o que controla a ação das bactérias. Ou seja, uma maçã por dia pode manter o mau hálito longe. Cenouras, pepinos e frutas secas também são aliados de um hálito cheiroso pelos mesmos motivos.
Iogurte natural
A maioria dos laticínios podem ser vilões do mau hálito, mas o iogurte vai na contramão e pode, na verdade, ajudar nos cuidados da boca. O iogurte natural diminui a quantidade de bactérias na boca e também reduz a quantidade de gás sulfídrico que eles produzem. Para você ter uma ideia, esse gás sulfídrico também é produzido por ovos e carnes estragadas. Por isso, vale a pena investir em iogurte natural para manter um hálito agradável. Mas lembre-se de escolher produtos com menos açúcar para não ter seus efeitos anulados.
Os vilões: alimentos que causam o mau hálito
Alho e cebola
Que alho e cebola dão mau hálito não é surpresa para ninguém. Mas qual o motivo desses alimentos terem um efeito tão forte no nosso bafo? A resposta é que ambos são ricos em enxofre. Logo quando comemos, substâncias do enxofre deixam o ar que expiramos pela boca com um cheiro forte dos alimentos. Além disso, depois de serem digeridos, mais compostos do enxofre entram em ação sendo transportado pelo sangue e deixam um mau cheiro no ar que exalamos pela boca e pelo nariz. Outro alimentos ricos em enxofre que tem o mesmo efeito são couve, brócolis, repolho, azeitona, picles e ovo.
Café
O café fresquinho tem um aroma agradável que apreciamos antes mesmo de beber. Só que, na nossa boca, esse cheiro bom pode virar mau hálito. A cafeína é um estimulante que provoca uma reação similar ao estresse no corpo. O estresse, por sua vez, reduz a salivação e deixa a boca seca, resultando no mau hálito. Como o problema é a falta de saliva, beber água ou estimular a salivação de outras maneiras pode compensar o efeito. Outras bebidas que possuem cafeína, como o chá mate, possuem o mesmo problema.
Leite
O tradicional café com leite pode ser mais problemático do que se imagina. Além do café, o leite e seus derivados podem causar mau hálito. As bactérias da nossa boca fazem a festa com os aminoácidos das proteínas dos laticínios e deixam de presente um odor desagradável. Isso vale para os derivados, como queijos amarelos, manteiga e até chocolate ao leite. Alimentos ricos em gordura e em proteína animal como carnes também têm aminoácidos que causam o mau cheiro. E não é preciso dizer que a união dos dois, como na pizza calabresa ou no cheeseburguer, potencializam ainda mais o mau hálito.
Bebidas alcoólicas
O cheiro de álcool na boca aparece na hora sempre que alguém ingere alguns copos da bebida alcoólica favorita. Mas essa não é a pior parte. O álcool deixa a boca seca e, como já falamos anteriormente, a falta de saliva leva ao mau hálito. Por isso, além da ressaca, você também pode acabar com bafo depois de uma noite de bebedeira. Ou seja, é mais um motivo para se manter hidratado e colocar alguns copos de água entre as doses de bebida alcoólica.
Peixe
Muita gente já não gosta do cheiro do peixe nas peixarias ou nos restaurantes, e a situação não melhora na boca. Os peixes possuem trimetilamina, um composto que gera um odor forte similar à amônia e que permanece na nossa boca. O cheiro é ainda mais forte em peixes enlatados, por causa da concentração do componente dentro da pequena lata de metal.
· · ·
Gostou da dica? Então dá uma olhadinha nesses outros truques para o dia a dia:
Essas dicas dos cientistas vão deixar sua pele com aparecia mais jovem
Essas 5 dicas de especialistas vão deixar suas roupas cheirosas por mais tempo
Estudo: Pessoas que comem muitas maçãs vivem mais
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.