Perder um animal de estimação não é fácil. Eles são seres gentis, leais, carinhosos e oferecem um amor incondicional sem esperar nada em troca. Então, é muito doloroso presenciar o momento em que a vida do seu amigo fiel e companheiro está se acabando.
Passar por esse momento é delicado, e em algumas situações, pode se fazer necessária até a intervenção de um profissional para te ajudar a desabafar sobre o que está sentindo e entender suas emoções.
Para algumas pessoas, a morte de um animal de estimação pode ser até mais difícil de lidar e aceitar, do que a perda de um ente querido humano.
O portal Self listou, juntamente com uma profissional de tratamento para o luto, 5 maneiras que podem te ajudar a passar por esse momento. Confira a seguir:
1. Não deixe as pessoas te dizerem como se sentir
Nem todos já experimentaram um vínculo profundo com algum animal de estimação, o que pode levá-los a fazer comentários desagradáveis como ‘era apenas um gato’ ou ‘apenas pegue um outro cachorro’. Já para as pessoas que tinham em suas rotinas os cuidados diários com seus animas e os amam de forma incondicional, a perda é tão difícil quanto a perda de um humano, disse a fundadora do Complicated Grief Center, Nathalia Skritskaya, ao portal.
Portanto, saiba que sua dor é 100% válida e nem todos podem saber a profundidade que é senti-la.
2. Seja paciente com você mesmo
O luto é delicado. Às vezes, você pode acordar bem em um dia, mas no horário do almoço se pegar chorando novamente. Essas ondas de emoções fazem parte do processo. Algo terrível aconteceu e voltar ao normal pode levar um tempo. Seja paciente. Você não será capaz de mudar sua mentalidade ou seu humor da noite para o dia.
3. Deixe as pessoas saberem do que você precisa
Como a dor da perda de um animal de estimação não é realmente discutida, muitas pessoas podem não saber como te ajudar nesse momento. Portanto, informe a eles do que você precisa. Por exemplo:
- Chame um amigo para dar um passeio;
- Peça para seus familiares que lhe enviem fotos;
- Verifique se alguém precisa de um babá de cachorro;
4. Crie um legado
Existem várias maneiras de manter a memória do seu bichinho viva. São elas:
Decida o que fazer com as cinzas
Você pode guardá-las em uma caixa na sua casa, mas também pode encontrar paz em liberar as cinzas em algum lugar especial que o seu animal de estimação adorava.
Carregue-os com você
Transforme a coleira dele em uma pulseira ou colar, ou coloque uma foto dele em sua carteira ou no papel de parede do telefone.
Tenha um brinquedo criado com sua semelhança
Essa opção não é para todos, mas se ela combinar com você, crie um bicho de pelúcia personalizado para se parecer com seu gato ou cachorro. Isso pode ser útil se quiser algo para abraçar quando estiver triste.
5. Conheça outras pessoas que perderam animais de estimação
Passar pelo luto sozinho pode ser complicado. Se você não tem familiares ou amigos que entendem o que está passando, está tudo bem. Existem muitos grupos de apoio à perda de animais de estimação. Pesquise sobre e tente participar online ou de forma presencial. Muitas vezes, apenas compartilhar sua tristeza com alguém é suficiente para ajudar a processar sua dor.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.