Todas os relacionamentos passam por períodos de dificuldades e alto e baixos. Com as amizades, a presença dessas tempestades não são diferentes. Um dos primeiros passos para tentar resolver essas situações complicadas, é refletir sobre o problema não somente a partir do seu ponto de vista.
Se as coisas não estão mais como antes e muitas brigas e tensões agora estão do meio de vocês, essas dicas, de acordo com o portal Psychology Today, podem ajudar a resolver esses contratempos (texto em inglês). Confira a seguir:
1. Avalie o que está acontecendo entre vocês
Pense objetivamente e se certifique de que você realmente quer reparar a amizade. A última briga pode ser um sinal de que o relacionamento está balançado e as vezes, não é culpa de ninguém.
Com o passar do tempo, as pessoas podem mudar e nem sempre para a mesma direção. Se os problemas se repetem, talvez o desequilíbrio entre vocês tenha tomado uma grande proporção e seja impossível de voltar ao que era antes. Porém, se sente que pode consertar a situação, verifique a próxima dica.
2. Reconheça o que aconteceu
Se o problema foi algo que você fez ou disse, ou se foi seu amigo, falem sobre o assunto. Amizades não são perfeitas e todos precisam trabalhar em alguns defeitos. A comunicação evita que os pequenos problemas tomem grandes proporções e prejudiquem um relacionamento.
3. Se desculpe primeiro
Se o erro foi seu, assuma a responsabilidade. Converse com seu amigo sobre a importância da relação de vocês. Realize pequenos gestos, como um convite para jantar ou um bilhete de ‘sinto muito’.
Porém, se o erro não foi seu, pratique o perdão. Guardar ressentimentos de alguém pode prejudicar até sua saúde física. Abandone a decepção. Compartilhar mágoas permite que uma amizade supere pequenas feridas.
4. Dê um passo para trás depois de tentar
Tenha sensibilidade após a resposta do seu amigo. Ele pode precisar de um tempo para refletir sobre tudo que aconteceu. Se a resposta for negativa, aceite-a naquele momento e somente depois tente novamente. Se a rejeição se tornar repetitiva, você pode ter que aceitar a decisão e seguir em frente.
5. Não veja os finais como um fracasso
Amizades podem ter um começo e um fim. Aquelas que duram para sempre podem até ser temas de roteiros de televisão. Essas relações são maravilhosas e reafirmam o sentido da vida. Se tiver sorte, cada um fornecerá uma nova sabedoria para que fiquem melhores.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.