Saúde e Bem-estar

Um vídeo incrível sobre reflexo de amamentação está se tornando viral e você precisa assistir

O mês de agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno

Imagem de bebe sendo amamentado pela mãe
Um vídeo incrível sobre reflexo de amamentação está se tornando viral e você precisa assistir (Foto: Reprodução/iStock)

Bem a tempo do mês de conscientização sobre aleitamento materno, também conhecido como Agosto Dourado, um vídeo de ilustração médica está se tornando viral, retratando o reflexo de descida do leite materno, ou o que acontece quando um bebê começa a mamar no seio da mãe.

ANÚNCIO

O vídeo do TikTok, criado por @design_cells, foi visto mais de 6 milhões de vezes, e é muito bonito.

O vídeo – e sua viralidade – é uma prova de quão mágico pode ser o processo de amamentação. Uma vez que o bebê pega o bico da mães e a ação de sucção desencadeia uma cascata de eventos que resulta na liberação do leite materno em apenas alguns segundos.

É uma sequência simplificada de reações que seria difícil de melhorar, e é incrível observar como o leite é produzido sob demanda para uma criança faminta.

Mas se você também está tendo aquelas pontadas fantasmagóricas nos seios, fique calma. Essa sensação aguda, formigante e apertada é uma sensação tão distinta que é impossível esquecer, não importa o quão distante você esteja da amamentação.

A representação é uma versão simplificada de um complexo processo biológico e neurológico, mas é uma ferramenta importante que ilustra a poderosa conexão entre o corpo e o cérebro de uma mãe e seu bebê. Uma imagem semelhante se tornou viral por retratar os dutos de leite dentro do seio de uma mulher lactante, que foram organizados para parecer uma flor. Não era anatomicamente correto, mas ainda assim fortalecedor em sua desmistificação do corpo feminino.

Aqui está o que acontece durante o reflexo de descida do leite materno

  • Quando seu bebê suga, ele aciona os nervos no mamilo, que envia um sinal para a glândula pituitária em seu cérebro, fazendo com que dois hormônios primários sejam liberados na corrente sanguínea.
  • Um desses hormônios, a prolactina, é responsável pela produção de leite. A ação do aumento da prolactina no sangue é o que faz com que os pequenos sacos de células secretoras de leite nas mamas, chamados alvéolos, produzam leite.
  • O outro hormônio, a oxitocina, às vezes chamado de hormônio do amor, é o que realmente faz com que o seio “libere” o leite. A ocitocina promove o vínculo e o apego entre mãe e filho, razão pela qual as sessões frequentes de amamentação nos primeiros dias são tão importantes.
  • Na mama, os alvéolos se enchem de leite e, quando a oxitocina desencadeia a descida, as células musculares entrelaçadas ao redor dos alvéolos se contraem (daí aquela sensação de formigamento).

6 dicas para saber sobre o reflexo de descida do leite

  • Durante as primeiras semanas após o nascimento, quanto mais o bebê pega no peito, mais prolactina é produzida, o que ajuda a estabelecer a produção de leite.
  • A sucção de um bebê também desencadeia a liberação de hormônios adicionais, como hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH) e hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), que resultam na supressão da ovulação e da menstruação. É por isso que a amamentação exclusiva por cerca de seis meses pode ser considerada uma forma eficaz de controle de natalidade, embora as mamadas noturnas sejam essenciais para manter a ovulação suprimida.
  • A oxitocina pode ser liberada antes mesmo de um bebê pegar a mamada – também pode acontecer quando a mãe espera que uma mamada aconteça com base no horário regular de alimentação do bebê. A ocitocina é produzida mais rapidamente do que a prolactina, então a ocitocina funciona para liberar o leite que já está nos alvéolos, e é por isso que seus seios podem começar a vazar se você pular uma mamada ou uma sessão de extração.
  • A prolactina é responsável por produzir leite para estar pronto para a próxima mamada.
  • Cheirar seu bebê, ver uma foto dele, ouvi-lo chorar ou até mesmo pensar em seu doce bebê também pode desencadear a liberação de ocitocina – o que pode ser uma maneira útil de incentivar a decepção quando você está longe de seu bebê e bombeando.
  • Se você já começou a amamentar depois de ouvir um choro de bebê que não é seu, isso também é normal. O choro é um sinal auditivo que pode ser um gatilho potente para a decepção.

O que fazer se você tiver dores durante a amamentação

Uma amamentação dolorosa ou reflexo de ejeção de leite (MER) pode significar que há um problema subjacente em mãos. Procure ajuda de seu médico, parteira ou consultora de lactação para chegar à causa raiz, pois você pode estar lidando com um duto entupido, excesso de oferta ou aftas. A decepção pode parecer um formigamento e uma leve sensação de aperto, mas não deve doer.

ANÚNCIO

Por outro lado, não sentir a decepção não significa necessariamente que algo está errado. Você pode começar a notar menos após as primeiras semanas de alimentação, ou você pode sentir apenas se uma sessão de amamentação ou extração tiver sido adiada e houver uma abundância de leite coletando em seus seios.

Em casos raros, algumas mulheres experimentam depressão, ansiedade ou raiva logo antes de ocorrer a decepção, em um fenômeno conhecido como reflexo de ejeção de leite disfórico (D-MER). A condição não é considerada um transtorno de humor pós-parto porque os sentimentos diminuem alguns minutos após a decepção. Parece estar relacionado a uma resposta fisiológica causada pela inibição da dopamina química cerebral pouco antes da descida do leite.

Entre em contato com o pediatra do seu filho ou um consultor de lactação para tirar dúvidas ou preocupações, mas lembre-se, se a amamentação não está funcionando para um de vocês, não está funcionando para nenhum de vocês.

· · ·

+ MATERNIDADE:

Agosto Dourado: entenda as diferenças entre leite materno e fórmula

Nomes de bebê: veja 13 ideias de nomes clássicos e únicos para meninas

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias