A amizade é um dos maiores laços que pode se ter com alguém. É ter alguém ao seu lado para compartilhar os melhores momentos da vida, assim também como os piores. É ter alguém para desabafar seus segredos, te abraçar nas vitórias, acolher nas derrotas e puxar a orelha quando necessário.
ANÚNCIO
Desta forma, é difícil pensar nessa relação como algo ruim e prejudicial. Porém, muita das vezes é possível que aconteça. Amizades tóxicas existem e identificá-las é essencial para poder seguir em frente. Sendo assim, Ana Smith listou para o portal Psychology Today sete sinais de que você está em uma relação assim e talvez não tenha percebido. Veja a seguir:
1. Ele pede e você dá
Se notar que o equilíbrio entre dar e receber se inclina mais para você dar, é o momento de propor uma conversa. Deixando claro que você quer um relacionamento mais igualitário, é obvio que você se tornou um cuidador de seu amigo.
2. Não apoia quem você é
Quando as críticas se tornam frequentes em suas conversas, significa que a amizade deixou de melhorar sua saúde mental. As provocações de seu amigo podem ter o objetivo de diminuir seu status de relacionamento e elevar o dele, por exemplo. Se isso for feito em público, os danos podem ser ainda maiores.
Portanto, converse com seu amigo sobre a maneira que você gostaria que ele lhe tratasse. Caso seja alguém que você queira manter em sua vida, conceda um tempo para que haja mudanças. No entanto, se a resposta ao seu pedido for mais uma crítica, apenas siga em frente.
3. Não confia seus segredos
A grande maioria das pessoas possuem algumas amizades que são mais superficiais. Aquelas para compartilhar apenas assuntos de conhecimento comum, sem muitos detalhes. No entanto, os que você confia seus segredos devem ser verdadeiros e também estarem dispostos a lhe confiar seus pensamentos mais íntimos.
Mesmo que todos sejam serem humanos e cometam falhas, se um amigo quebrar sua confiança mais de uma vez ou agir com crueldade, você precisa dialogar sobre sua mágoa e colocar um ponto final na amizade ou realocá-la na categoria ‘superficial’.
ANÚNCIO
4. Traz à tona o pior de você
Existem alguns amigos que não estão bem o suficiente para serem o que você necessita que eles sejam. As vezes, você pode descobrir que ele não é capaz de te acompanhar em sua fase mais saudável, muito pelo contrário. Ele pode preferir que você continue bebendo ou sugerir que a solução para sua baixa autoestima, seja a realização de uma cirurgia plástica, por exemplo.
Caso isso aconteça, talvez seja a hora de deixá-lo de lado e se aproximar de pessoas mais saudáveis, que te influenciem positivamente.
5. Sempre te decepciona
Seu amigo pode cancelar o plano de ir à um show com você e marcar outro compromisso. Vocês só precisam conversar depois e fazer as pazes. Ou pode te pedir um dinheiro emprestado e não pagar de volta. Nesse caso, talvez seja necessário somente parar de emprestá-lo e conversar seriamente sobre o assunto.
No entanto, se esses episódios acontecem com uma certa frequência, você pode cansar de esperar que seu amigo te trate com respeito ou fique esgotado de solicitar mudanças sem resultados. Pode ser improvável que esse padrão mude e talvez seja a hora de seguir adiante.
6. Não gosta ou não respeita sua família
Não é uma tarefa fácil administrar todos os relacionamentos desta vida e também mantê-los saudáveis. Por isso, é natural contar com os amigos para ajudar a ver o outro lado das coisas ou até ouvir reclamações sobre alguém. É normal apreciar quando um amigo concorda sobre seu parceiro irracional e teimoso, porém, os problemas podem começar a surgir quando essa antipatia for longe demais.
Quando uma amizade começa a te afastar das pessoas que você ama, isso pode drenar sua energia ao invés de melhorar sua vida. Quando ele se opõe a sua escolha de parceiro, por exemplo, isso pode prejudicar esse relacionamento. No entanto, se ele for um dos muitos que te alertam sobre essa relação, talvez seja necessário esclarecer a fonte desse desconforto, ao contrário de apenas desistir desse amigo.
Contudo, se isso for apenas insegurança, ciúmes ou maldade de um modo geral, você precisa honrar seu relacionamento e se conectar com amigos que apoiam sua escolha.
7. Quer um relacionamento romântico e você não
Quando existe honestidade consigo mesmo, é possível reconhecer a verdade de que um dos dois amigos está esperando que o relacionamento se torne mais forte e se mantenha firme até que isso aconteça. Uma vez que a atração começa a vir à tona, se torna impossível ignorá-la e normalmente exige o fim de uma amizade.
O melhor caminho pode ser manter os amores do seu passado, no passado. Uma exceção que pode ser levada em consideração é depois de muitos anos sem contato, ambos serem claros e seguros com os novos parceiros comprometidos. Outra condição seria que seu parceiro atual não o ache ameaçador e seja incluído em situações sociais com esse amigo.
· · ·
Leia também:
https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/08/12/8-maneiras-de-fazer-e-manter-uma-amizade/
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.