O divórcio não é um processo fácil para nenhum casal. Significa que você terá que adaptar novamente a sua vida e rotina, agora sem aquela pessoa presente no seu dia a dia. Porém, lembre-se que separações são querem dizer que você fracassou. Às vezes, com o tempo, uma relação pode naturalmente se desgastar e a melhor opção ser um divórcio.
No entanto, se vocês tiverem filhos, é necessário ter paciência e cuidado na hora de lhes explicar sobre a nova situação da família. Por isso, Meri Wallace listou para o portal Psychology Today algumas estratégias para lidar com esses desafios (texto em inglês). Confira a seguir:
1ª Estratégia
Quando for comunicar o divórcio para a criança, é melhor explicá-lo de forma simples e direta. Se possível, ambos os pais devem conversar sobre a situação em conjunto, como por exemplo, expor para os filhos que os pais estão brigando muito, o que acaba os deixa infeliz, e o melhor seria morar em casas separadas.
2ª Estratégia
Deixe as crianças saberem que sempre terão o amor de ambos e deixe claro como as coisas funcionarão a partir deste momento. Se ela for muito pequena, explique com as bonecas ou os bichos de pelúcia. Utilizar um calendário também pode ajudá-las a se sentirem mais seguras de que terão tempo com seus pais.
3ª Estratégia
Converse sobre as emoções que as crianças sentem nessas circunstâncias. Explique que é normal se sentir triste ou zangado e que, quando estes sentimentos vieram à tona, eles podem comunicar aos pais. Incentive-as a manter um diálogo contínuo e demonstre interesse sobre qualquer sentimento que elas tenham.
Às vezes, crianças guardam seus sentimentos porque não querem entristecer seus pais. Por isso, pergunte com frequência como elas se sentem em relação ao divórcio.
4ª Estratégia
Deixe claro para os filhos que o divórcio não é culpa deles. Crianças tendem a ser ‘egocêntricas’ e a acreditar que seus comportamentos resultam em eventos ruins. Mostre que os adultos tomaram essa decisão não por causa deles, mas sim, com base em seu relacionamento.
5ª Estratégia
Mesmo que estejam com raiva, evitem falar mal ou culpar um ao outro na frente das crianças. Elas amam e admiram ambos os pais e podem experimentar um conflito de lealdade e se sentirem mal com isso. A criança precisa saber que os pais são valiosos, pois são uma composição dos dois.
6ª Estratégia
Comunique a criança com antecedência antes que um dos pais saia de casa. É muito importante se ela puder visitar sua segunda casa e seu novo quarto. Envolvê-la na organização das coisas também é maravilhoso.
7ª Estratégia
Durante este processo, trabalhar com um especialista em paternidade ou terapeuta familiar, pode ser muito útil. Ele dará orientação sobre como lidar com situações difíceis que possam aparecer. É também muito positivo para as crianças conversarem com um terapeuta por conta própria. Às vezes, elas podem se sentir mais livres para expressarem os sentimentos que acham que pode chatear os pais.
8ª Estratégia
É importante saber que quando uma família está passando pelo processo do divórcio, as crianças podem se retrair ou regredir. Não é anormal elas se recusarem a ouvir os pais ou começarem a fazer xixi na cama. Por isso, precisam de suporte e comunicação aberta.
Com o passar do tempo e a adequação à nova rotina, estes sintomas sumirão. O planejamento de algumas comemorações em família também dará para as crianças uma sensação de que as coisas continuam como de costume.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.