O enjoo durante a gravidez é um sintoma muito comum, e muitas vezes, algumas soluções caseiras podem aliviá-lo. Eles costumam ser presentes nos primeiros três meses de gestação e depois desaparecerem. No entanto, em algumas mulheres, costumam durar os nove meses.
Em casos mais graves e constantes desses enjoos, a procura do médico adequado é indispensável para uma melhor avaliação e o início do tratamento correto. Porém, para os casos mais leves, soluções caseiras naturais podem ajudar. Por isso, o portal Tua Saúde listou cinco formas de aliviar este sintoma. Veja a seguir:
1. Chá de gengibre
O gengibre contém propriedades antieméticas, que podem reduzir o enjoo ocasionado pela gravidez e também auxiliar na digestão e na diminuição da irritação da parede do estômago. Algumas formas de consumir o gengibre são: beber chá do mesmo, mastigar um pequeno pedaço pela manhã ou chupar uma bala que tenha o seu sabor.
Para o preparo do chá, por exemplo, basta apenas colocar 1cm de gengibre em uma xícara de água fervente e deixar por alguns minutos. Em seguida, retire o gengibre, deixe mornar e beba. Estudos apontam que é seguro usar gengibre na gravidez desde que não ultrapasse uma grama por dia.
Ele deve ser evitado se estiver próximo ao parto ou em mulheres com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenham riscos de hemorragia.
2. Picolé de limão
Geralmente, tomar uma limonada ou chupar um picolé de limão ajuda na diminuição dos enjoos na gravidez. Em alguns casos, principalmente quando a grávida não está conseguindo se alimentar direito por causa deste sintoma ou apresenta vômito, uma opção é cheirar o limão ou o óleo essencial de limão para auxiliar na redução do desconforto.
3. Alimentos frios
Alimentos frios, como por exemplo, iogurtes, picolés, gelatinas ou saladas, auxiliam no alívio do enjoo, além de serem leves e de boa digestão. Durante a gestação, a digestão é mais lenta por causa das alterações hormonais, o que pode provocar o enjoo. Uma outra opção que pode ajudar é tomar água gelada ou chupar gelo.
4. Bolacha de água e sal
Esta bolacha é de fácil digestão, o que acaba sendo uma boa forma de reduzir o enjoo matinal provocado pelo estômago vazio. Pode ser consumida ao acordar, antes de se levantar da cama.
5. Dois litros de água por dia
Beber líquidos durante o dia e em pequenas doses, pode ajudar no alívio de enjoos, além de manter o corpo hidratado e também reduzir a retenção de líquidos. Ingerir dois litros de água por dia é muito importante, porém, algumas mulheres podem apresentar náuseas. Desta forma, colocar junto à água uma rodela de limão ou raspas de gengibre, por exemplo, pode ajudar.
Outras opções que podem ajudar a aliviar o enjoo são: suco de frutas como bananas, melancia, abacaxi ou limão, chás de gengibre ou de hortelã, além de água de coco ou água com gás.
Preparar um suco de banana com limão e água de coco também pode colaborar. Basta apenas colocar no liquidificador uma banana em rodelas, o suco de um limão e 250ml de água de coco. Bata tudo e beba.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.