O casamento é um dos passos mais importantes na vida de duas pessoas. Este é um vínculo que marca o início de uma nova fase, com muitos desafios, mas também que proporciona muito aprendizado e felicidade.
No entanto, é completamente normal que alguns matrimônios não durem para sempre. Relações podem se desgastar por diversos fatores e o melhor caminho é a separação. Entretanto, existem indícios que indicam que o casamento já acabou e, às vezes, você pode estar se negando em aceitar. Sendo assim, Lesli Doares listou para o portal YourTango 10 sinais para se atentar (texto em inglês). Veja a seguir:
1. Você precisa estar certo
A maneira como você enxerga e faz as coisas, é a única correta. Entretanto, por alguma razão ilógica e irritante, seu parceiro se recusa a ver as coisas desta maneira. Isso funciona como uma indignação hipócrita. Se você tem que estar “certo”, isso torna seu parceiro “errado”. Estar “errado” o tempo todo é incompatível com sentir o amor.
2. Você controla frequentemente seu parceiro
Quando você tenta mudar quem a pessoa que está ao seu lado é ou como ela faz as coisas, isto é controlar. Você tenta eliminar sua ansiedade ou incômodo tentando fazê-la se comportar à sua maneira. Entretanto, as pessoas, em sua maioria, não gostam de serem controladas. Na realidade, o que você criará é apenas resistência e hostilidade.
3. Existe ventilação desenfreada
No momento que você começa a expressar sentimentos verdadeiros, compartilha em detalhes todas as maneiras que seu parceiro te deixou infeliz. Você grita, ridiculariza, xinga e envergonha seu cônjuge. Constantemente, este compartilhamento é feito no calor da raiva. No entanto, infelizmente, as palavras ditas uma vez são impossíveis de voltar atrás.
4. Existe também retaliação
Você não sente raiva, mas sim, se vinga. Você sente que justificou em suas atitudes o porquê foi machucado. A retaliação pode ser direta, que é quando propositalmente se é desagradável ou indireta. Esta segunda é comportando-se de maneira passivo-agressiva, quando não diz ou faz algo que deveria.
5. Começa a se retirar
Isto é quando você se fecha completamente, se afasta de um aspecto da intimidade ou se torna emocionalmente indisponível. Você não ouve mais e para de participar da relação em qualquer nível real. Isto pode ser por medo do conflito, dificuldade em ser vulnerável ao seu parceiro ou apenas sentir uma desesperança de que tudo pode mudar.
6. Começa a realizar concessões
Isto é quando você concorda com coisas que realmente não queria realizar. Você pode fazer porque acredita que está apoiando algo que seu cônjuge realmente quer muito. Muitas vezes, é para tentar interromper uma briga, não deixar seu parceiro bravo ou medo de que ele vá embora. O resultado final sempre será negativo a longo prazo.
7. Você tem que justificar suas atividades
Está é uma retaliação menor e, diversas vezes, menos intencional também. É quando você não faz algo que deveria fazer e então fornece motivos egoístas de que está tudo certo.
Por exemplo, você não voltou para casa na hora que informou eu voltaria, mas tudo bem, já que é adulto e tem direito a um pouco de curtição. Além do mais, seu cônjuge passou o fim de semana na casa dos pais e você teve que realizar todas as tarefas da casa.
8. Existe uma culpa
É relativamente fácil se concentrar apenas nas coisas que seu parceiro está fazendo de errado. Mesmo que possa parecer uma boa culpá-lo, isto não deixa o casamento saudável e feliz. Também dá destaque para os aspectos negativos da relação.
9. Você tentou reescrever a história
Quando você se concentra nas características negativas da relação, é comum tentar reescrever a história. Se está infeliz em seu relacionamento, pode se convencer de que nunca foi realmente bom e que ambos erraram desde o princípio e que nunca se amaram. Então, você irá agir com estas crenças e piorará a relação.
10. Há sentimentos de negligência
Este é o sentimento mais comum e mais prejudicial em uma relação. O começo do fim pode ser quando você deixa a rotina diária assumir o controle e também quando está exausto demais para passar um bom tempo junto de seu parceiro. Você mostra suas prioridades pela forma como gasta seu tempo. Então, se não estiver cuidando de seu relacionamento, não pode esperar que ele resista.
Diversos destes comportamentos transformam-se em sentimentos de ressentimento. Quando isso acontece, seu casamento fica propício ao divórcio.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.