A sinusite, inflamação dos seios nasais, é uma condição que está presente na vida de muitas pessoas. Os sintomas podem ser os mais variados possíveis, como por exemplo, congestionamento do nariz, dor de cabeça, secreção nasal, entre outros.
ANÚNCIO
Para os casos mais graves e persistentes, procurar um médico especializado é indispensável para o início do tratamento correto. Porém, para outros, uma nebulização pode ajudar.
De acordo com o site Tua Saúde, ela ajuda a umidificar as vias aéreas e fluidificar as secreções, desobstruindo as vias respiratórias e facilitando a respiração. Por isso, o portal disponibilizou 4 tipos de nebulização caseira que te ajudarão com a sinusite. Confira a seguir:
1. Água do chuveiro
Um ótimo remédio caseiro para a sinusite, é inalar o vapor da água do chuveiro. É necessário apenas ficar no banheiro com a porta fechada e deixá-la bem quente, para gerar bastante vapor. Em seguida, basta se sentar e respirar o vapor por cerca de 15 minutos, diversas vezes ao longo do dia. O alívio dos sintomas é imediato e pode até ajudar a adormecer mais facilmente.
No entanto, este procedimento não é econômico, pois gasta muita água. Além do mais, se o banheiro não estiver devidamente limpo ou tiver mofo ou bolor, é contraindicado pelo risco de inspirar fungos e bactérias nocivas ao organismo, agravando a sinusite.
2. Chá de ervas
Inalar o vapor de ervas é também uma maneira natural de tratamento para a sinusite, aliviando os sintomas e trazendo uma melhor qualidade de vida.
É necessário apenas preparar um chá de camomila, eucalipto ou cascas de limão ou laranja, esperar mornar e inspirar o vapor por aproximadamente 20 minutos. Tomar cuidado para não o inspirar muito quente é preciso, pois pode causar queimaduras nestes tecidos.
ANÚNCIO
3. Soro fisiológico
A nebulização com soro fisiológico é um excelente auxiliar no tratamento da sinusite. Isto porque, além de facilitar a respiração, pode servir para administração de medicamentos inalatórios prescritos por um médico. Para a nebulização em casa, é necessário colocar no copinho do nebulizador, de 5 a 10ml de soro fisiológico, colocar a máscara próxima ao nariz e respirar o ar.
É importante manter os olhos fechados durante esta nebulização e estar sentado ou recostado na cama, de forma confortável. Pode-se realizar este procedimento por 20 minutos ou até que o soro acabe. Não é recomendado fazê-lo deitado, por causa do risco de aspiração das secreções.
4. Remédios
A nebulização com remédios como Berotec e Atrovent, é geralmente diluída com soro fisiológico e só deve ser feita se for receitada por um médico.
Pode-se fazer nebulização também com Vick Vaporub, adicionando duas colheres de chá em uma bacia com 500ml de água quente e inalar o vapor. Porém, seu uso também só deve ser feito sob orientação médica, pois, em alguns casos, o Vick pode aumentar o muco nasal ou inflamar as vias respiratórias.
Ele não deve ser utilizado por grávidas, mulheres que estão amamentando ou em crianças com menos de 2 anos.
Quando não se deve realizar a nebulização?
Contraindicações para nebulização com soro fisiológico não existem e pode ser realizada em bebês, crianças, adultos e grávidas. No entanto, para utilizar medicamentos, deve-se sempre falar com um médico antes de utilizá-los. O mesmo serve para o uso de plantas medicinais. É necessário informar o médico também, devido ao risco de interação medicamentosa e de toxicidade.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.