A avenca é uma planta muito usada para a ornamentação e decoração de ambientes internos ou externos. Mas apesar de sua característica decorativa, por ser super delicada e charmosa, a avenca possui ainda propriedades medicinais, podendo ser utilizada como anti-inflamatório, laxante, expectorante e diurético, além de servir como amuleto contra o mau olhado, as energias negativas e a inveja.
O uso de plantas e flores para decorar diferentes ambientes da sua casa, ainda vai trazer uma sensação de aconchego para os cantinhos do seu lar. Agora, vamos às dicas para você poder começar o cultivo da avenca na sua casa ou jardim.
Plantio em vasos
Para o plantio da avenca, você vai precisar de uma muda da planta que pode ser facilmente adquirida em qualquer viveiro ou floricultura.
Desse modo, escolha um vaso de tamanho apropriado e certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem. Coloque uma camada de pedriscos no fundo e depois preencha com substrato fértil: uma parte de terra vegetal, adubo orgânico e húmus de minhoca é o ideal.
Feito isso, cave uma cova rasa no centro do vaso e coloque a planta de modo a cobrir bem as raízes e firmar o caule. Muito cuidado com as folhas novas e pequenos brotos.
Regue a nova plantinha deixando a terra levemente úmida. Nunca encharque demais, vez que o excesso de água pode prejudicar o desenvolvimento das raízes, além de contribuir para a proliferação de fungos e bactérias.
As avencas gostam de calor e umidade, por isso, deixe seu vaso em local bem iluminado à meia sombra e regue cerca de duas vezes por semana.
É importante realizar a adubação da planta pelo menos a cada dois meses, para que ela fique sempre nutrida e saudável.
Uma dica é mantê-la próxima de portas e janelas. Também ficam lindas se inseridas em vasos suspensos. Suas folhas ficam radiantes e prometem dar um “quê” todo especial ao ambiente.
· · ·
+ PLANTAS:
Bambu da Sorte: como cultivar a planta que traz prosperidade para sua casa
Essa é a maneira mais fácil de cultivar jabuticaba na sua casa
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.