A prática de exercícios físicos é muito importante para a saúde das pessoas. No entanto, as mulheres grávidas devem se atentar, pois, existem alguns exercícios de alto risco que não são recomendados durante o período gestacional. Por isso, procurar a orientação de um obstetra antes de tudo é muito importante.
Sendo assim, de acordo com a saúde da gestante, o médico profissional adequado indicará o que pode ou não ser realizado ou quando a mulher não deve praticar nenhum exercício físico para não colocar em risco sua saúde e a do bebê. O portal Tua Saúde listou os principais exercícios que as grávidas não podem fazer e você consegue verificar quais são a seguir:
1. Atividades com alto risco de queda
Atividades como andar a cavalo, escalar, esquiar ou saltar de paraquedas, por exemplo, devem ser evitadas durante toda a gravidez, pois podem causar traumas na barriga e atingir o bebê, ocasionando em complicações ou até mesmo um aborto.
2. Ciclismo Off Road
O ciclismo off road ou andar de bicicleta em movimento, pode provocar quedas, principalmente devido à mudança do centro da gravidade do corpo durante a gestação e ao peso da barriga. Este período requer da mulher uma postura melhor e também maior equilíbrio, principalmente no último trimestre.
As quedas podem causar problemas como sangramento vaginal, deslocamento da placenta e até aborto, devendo procurar por auxílio médico imediato.
3. Mergulho
Este é um esporte que não deve ser praticado durante a gestação devido ao alto risco de causar doença descompressiva, que é a formação de bolhas de gás na corrente sanguínea do bebê, podendo afetar o cérebro, a medula espinhal, os pulmões e o ouvido, por exemplo, causando um aborto.
4. Hot pilates e hot yoga
Realizar estas duas práticas ou qualquer outro tipo de atividade sob altas temperaturas e com bastante umidade, não são recomendadas durante a gestação. Isto porque o calor excessivo torna maior o risco de problemas na formação do tubo neural e outras más-formações do bebê. Além do mais, tentar realizar exercícios pela manhã ou no final da tarde e também evitar locais fechados sem ventilação, é importante. Se o exercício for na água, a temperatura não deve passar de 35ºC.
5. Esportes de contato
Esportes que envolvem contato corporal direto, como por exemplo, futebol, vôlei, basquete e lutas, devem ser evitados durante a gestação. Nestes esportes, existe um grande risco de levar uma batida na barriga ou uma queda, o que pode colocar a gravidez em risco ou levar a um aborto espontâneo.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.