O café é de longe uma das bebidas preferidas dos brasileiros. Seja para começar o dia, no lanche da tarde ou para bater um papo, o café está presente nos lares brasileiros há décadas. No entanto, nem todo mundo pode tomar café ou se sente bem após ingerir a bebida.
Por isso, apostar em um substituto para o café pode ser uma boa solução, como por exemplo, o matchá, que além de ser um estimulante ainda possui outros benefícios para a saúde do seu corpo e mente.
Em uma entrevista ao site Metrópoles, a nutricionista Thaiz Brito destacou alguns dos benefícios de incluir o matchá no seu dia a dia:
Anti-inflamatório e emagrecedor
Por ser derivado da mesma planta que o chá-verde, o matchá é rico em antioxidantes. Segundo Thaiz, uma das principais funções dos compostos antioxidantes é reduzir a inflamação no organismo. “Quando aumentamos a ingestão de substâncias antioxidantes, é esperada uma redução na produção dos radicais livres, responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento, sendo relacionado até mesmo ao aumento de doenças inflamatórias”, ressalta a especialista.
De acordo com a nutricionista, o chá ainda reduz o inchaço, devido à ação diurética, e pode impactar positivamente o apetite. “Vale ressaltar, entretanto, que nem todos experimentarão todos os benefícios”, pondera.
A bebida pode ser preparada de diversas maneiras, como mostra a galeria a seguir:
- Matchá com leite: dilua 1 colher de chá do pó em 1 e ½ xícara de água fervente com gengibre a gosto. Junte ½ copo de leite de castanha. Finalize com canela em pó;
- Sorvete: 1 banana congelada batida com limão, 1 colher de sopa de óleo de coco e 1 colher de chá de matchá;
- Matchá com água de coco: bata no liquidificador 1 copo (200ml) de água de coco, 1 colher (chá) do pó e suco de 1 limão.
Aliado do bem-estar e da concentração
A bebida também contém L-Teanina, um aminoácido pouco comum na dieta. “Ele aumenta a produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer, como a serotonina e a dopamina”, esclarece Thaiz Brito.
Contribui para o alívio da ansiedade e do estresse, além de melhorar a sensação de relaxamento, foco, concentração e bem-estar, podendo até mesmo ser um grande aliado contra quadros de insônia.
· · ·
+ SAÚDE E BEM-ESTAR:
Dificuldade para dormir? Esta lista de alimentos pode te ajudar
3 alimentos bons para o cérebro para incluir na dieta
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.