O surgimento de estrias é algo muito comum nos corpos de homens e mulheres. Elas são cicatrizes formadas por causa de um rompimento do colágeno na superfície da pele e podem acontecer por diversas razões. No entanto, as mais comuns são ganho de peso ou alterações no peso.
As estrias podem surgir em diferentes partes do corpo, como braços, pernas e bumbum. Entretanto, existem algumas dicas simples que podem ajudar a evitá-las ou eliminá-las. Por isso, o portal Tua Saúde listou quatro conselhos para não as ter e você consegue conferir a seguir:
1. Não coçar
Quando a pele está coçando muito, pode estar apontando falta de hidratação. Durante a gravidez, por exemplo, pode ocorrer quando a mãe percebe que a barriga e as mamas começam a coçar enquanto crescem.
Uma estratégia do que pode ser feito quando sentir vontade de coçar o corpo, evitando que isto destrua as fibras que dão sustentação à pele, favorecendo o surgimento ou agravamento das estrias, é aplicar um creme hidratante ou óleo mineral na região da coceira.
2. Hidratar a pele
É fundamental passar creme hidratante em todo o corpo, principalmente na barriga, seios, braços e pernas, para evitar as estrias. Após o banho, é o melhor momento para esta aplicação, pois é quando os produtos conseguem penetrar com mais facilidade na pele, obtendo melhores efeitos.
Adicionar uma colher de sopa de óleo de amêndoas em um pouco de creme hidratante, é uma ótima maneira de fazer com que obtenha um melhor resultado.
Existem também cremes específicos para prevenir e combater as estrias que podem ser encontrados em farmácias e lojas de cosméticos, por exemplo. Ingerir bastante líquido, como chás, sucos de frutas e água, são também excelentes maneiras de hidratação de dentro para fora.
3. Realizar tratamento estético
Optar por tratamentos estéticos como carboxiterapia, intradermoterapia, peeling, laser de CO2 e microagulhamento com dermaroller, por exemplo, podem ser boas estratégias para combater as estrias. Estes tratamentos são eficientes pois ajudam na reorganização das células e renovação da camada de pele da região a ser tratada.
4. Evitar alterações de peso
Emagrecer ou engordar subitamente, pode fazer com que a pele estique muito rapidamente, o que favorece o surgimento das estrias. Quando uma pessoa consegue se manter no peso ideal, possui menos chances de desenvolver as estrias na pele.
É importante não realizar dietas que levam a uma grande perda de peso em pequenos espaços de tempo. Isto também pode fazer com que a pessoa recupere o peso outro vez ainda mais rápido.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.