Os dentes são uma parte muito importante do corpo humano. Eles são estruturas resistentes, localizadas dentro da boca, responsáveis pela trituração dos alimentos que passam por ela. Por isso, os cuidados com eles são muito essenciais.
ANÚNCIO
Uma alimentação saudável é bastante importante para a prevenção dos problemas dentários como dores, cáries, sensibilidade, entre outros. No entanto, existem diversos alimentos que podem estragam os dentes e talvez algumas pessoas não saibam quais. Por isso, o portal Tua Saúde listou cinco deles e você pode conferir a seguir:
1. Álcool e café
Bebidas como vinho tinto, por exemplo, possuem substâncias que corroem os tecidos da boca, gengivas, bochechas e dentes, reduzindo a produção de saliva, que é responsável por auxiliar na remoção do resto de alimentos que ficam na boca.
A falta de saliva deixa a boca seca, o que acaba se tornando um local agradável para o desenvolvimento de bactérias e as chances de surgir cáries são maiores. O consumo frequente de café, vinho e chá mancham também os dentes por causa de seus pigmentos e corantes, o que danifica o aspecto da boca.
2. Doces e refrigerantes
Alimentos como bolos e balas, e bebidas como refrigerantes, por exemplo, são ricos em açúcar, o que prejudica os dentes e as gengivas. Isto acontece, pois, estes alimentos levam ao desenvolvimento de bactérias na boca que transformam o açúcar em ácido, destruindo o esmalte dos dentes.
3. Frutas cítricas
Sucos de frutas ácidas como limão, laranja ou uva, por exemplo, aumentam o desgaste dos dentes e a erosão deles é maior, principalmente quando são consumidos sozinhos, sem acompanhamentos. Além disso, molhos como vinagre e de tomate também devem ser evitados.
4. Alimentos ricos em carboidratos
Alimentos como macarrão, cereais, pão e batata, por exemplo, são ricos em carboidratos e possuem também amido. Isto aumenta as chances de desenvolver bactérias e o aparecimento de cáries.
ANÚNCIO
5. Frutas secas
As frutas secas e cristalizadas, como por exemplo a uva passa ou a banana seca, geralmente são ricas em açúcar.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.