O casamento é uma das coisas mais especiais que podem acontecer na vida de um casal. É compartilhar os altos e baixos da vida com a pessoa que você escolheu amar e respeitar. No entanto, ainda que seja o desejo de todos, os matrimônios podem não durar para sempre e se encaminharem para um divórcio.
ANÚNCIO
O divórcio é um momento muito delicado e doloroso para se passar. Além das questões judiciais para serem resolvidas, existe ainda os sentimentos de dor e frustração que se instalam e parecem que nunca irão embora.
Sendo assim, a seguir, você encontrará alguns passos que podem ser seguidos para aliviar esta dor, extraídos do portal YourTango (texto em inglês). Confira:
1. Não censure seus sentimentos
A perda emocional que o divórcio proporciona deve ser vivenciada plenamente. É comum se sentir vulnerável, sem esperança e com medo ou raiva. Estas são reações familiares ao trauma da separação. Por isso, você deve experimentar todas essas emoções por completo. Elas seguirão seu caminho se não forem empurradas para dentro.
No entanto, lembre-se sempre de que sentir estas emoções não é o mesmo que agir sobre elas. Se for o caso, escreva seus sentimentos de raiva em uma carta e guarde-a em segurança. Expressar estes sentimentos de maneira destrutiva nunca é aceitável e só traz mais dor para sua vida.
2. Consulte seu médico
Ao passar pelo divórcio, você pode precisar de um calmante leve para superar a dor imediata e conseguir realizar as tarefas básicas do cotidiano. Os sentimentos intensos que você experimentará estão drenando emocional e fisicamente. Por isso, não deixe que sua saúde sofra em um momento que você precisa pensar com clareza.
3. Cuidado para não idealizar seu casamento
Um dos indicativos de que seu matrimônio teve sérios problemas, é o divórcio. Analise sua tendência de olhar para trás e ver apenas os melhores momentos e se recordar apenas das coisas boas do seu ex-parceiro. Seja mais objetiva. Realize uma lista com as coisas de seu casamento e de seu antigo parceiro que mais te magoaram e decepcionaram.
ANÚNCIO
4. Aceite o apoio dos amigos e familiares
Passar pelos momentos difíceis da vida com o encorajamento das pessoas que realmente te amam, pode tornar as coisas mais toleráveis. O amor é o melhor remédio. Busque as pessoas com quem você possa dividir sua dor, ainda que o alívio seja apenas momentâneo.
5. Não ceda à culpa
É um caminho muito ruim se culpar inteiramente pelo fim do casamento. Você só tem direito a metade da responsabilidade. Crer que você poderia ter salvado as coisas se tivesse sido diferente de alguma forma, é uma ilusão. Os relacionamentos não são fáceis. Em todas as vezes que você começar a se culpar, se pergunte sobre o que seu parceiro também poderia ter feito diferente para melhorar a relação.
6. Lide apenas com o presente e não com o futuro
Se atente à tendência de sempre projetar seus medos, dúvidas e inseguranças no futuro. Os pensamentos como ‘nunca serei feliz de novo’ ou ‘nunca mais vou conhecer ninguém’, aparecem quando você olha para frente de um estado de espírito medroso e inseguro.
Sendo assim, quando estes pensamentos aparecerem, deixe-os passar por você como um calafrio. Não se apegue a eles. Se ocupe com o presente realizando algo que deve ser feito para si ou por alguém que precise de sua atenção.
7. Tenha um aconselhamento jurídico
Uma das primeiras coisas que você precisará se concentrar é em encontrar um bom advogado matrimonial. Se necessário, procure a ajuda de alguém para lhe auxiliar. Isto tirará você de sua cabeça e te colocará na realidade de sua situação. Peça referências a familiares e amigos, reúna informações de advogados e tenha todas as suas informações pessoais e financeiras.
8. Sob estresse, você regredirá
Cuidado para não voltar aos antigos comportamentos autodestrutivos ou de sabotagem. Se cuide para estar lá para quem precisa de você. Não tome a frente de nenhum novo projeto neste momento. Isto pode colaborar para mais estresse. Encontre formas de relaxar e acolher novas maneiras saudáveis de trazer alegria à sua vida.
9. Reavaliação e renovação
Não deixe que o divórcio defina a pessoa que você é. Não faça dele o seu projeto de vida, uma maneira de se vingar ou de sentir-se superior. Proteja seus interesses e vá em frente. Este é um momento de reavaliação e renovação.
Encontre um hobby apaixonante e realize-o. Não importa qual seja. O importante é o cuidado que você deposita nele e as pessoas com que ele coloca você em contato.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.