Saúde e Bem-estar

Ansiedade: 4 dicas de meditação que podem ajudar a controlá-la

A meditação da atenção plena, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de ajudar

ANÚNCIO

A ansiedade tem estado presente na vida de muitas pessoas atualmente. Ela pode ser caracterizada pelo surgimento de diversos sintomas, como por exemplo, preocupação excessiva, crises de pânico, insônia, entre outros.

Nos casos excessivos, a procura por um médico especializado é imprescindível para o diagnóstico correto e o início do tratamento adequado. No entanto, existem algumas técnicas simples que também podem ajudar, como é o caso da meditação.

Por isso, o portal Tua Saúde listou quatro técnicas de meditação que, quando praticadas da maneira correta, pode ajudar a promover maior sensação de bem-estar, paz interior e equilíbrio. Confira a seguir:

1. Mindfulness

Conhecida também como ‘meditação de atenção plena’, ela tem como objetivo concentrar a mente no momento presente, desvencilhando os pensamentos do passado e do futuro.

Desta forma, esta técnica auxilia no combate às reações excessivas por causa do estilo de vida atual, colaborando também na redução da depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e dependência química. Além do mais, ela melhora a concentração, a pressão sanguínea e fortalece o sistema imune.

A mindfulness pode ser praticada de diversas formas diferentes, como em momentos de relaxamento, no trabalho ou até mesmo em movimento.

2. Meditação Transcendental

A meditação transcendental auxilia o corpo a relaxar e permite levar a mente para um estado mais puro de consciência, sem pensamentos e sem que haja controlo mental. Ela deve ser orientada por um instrutor certificado, que disponibiliza um mantra personalizado à pessoa e explica como praticar a técnica. Depois de aprendida, deve ser realizada cerca de 20 minutos, duas vezes por dia.

Os benefícios da meditação transcendental são a redução da ansiedade, do estresse e da depressão, melhora da memória, aumento da criatividade, diminuição da insônia, da raiva, da pressão arterial e do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

3. Yoga

A yoga possui diversos benefícios para a saúde, além da redução da ansiedade. Ela reduz também o estresse, as dores no corpo e na coluna e melhora o equilíbrio. Ela trabalha o corpo e a mente de maneira interligada, aumentando a flexibilidade e auxiliando a sincronizar os movimentos com a respiração. A yoga pode ser praticada tanto em casa, como em algum centro específico.

4. Tai Chi Chuan

Esta é uma arte marcial chinesa, realizada com movimentos lentos e em silêncio, estimulando a concentração e também a tranquilidade. Fortalecimento dos músculos, melhora do equilíbrio, diminuição da tensão muscular e redução da ansiedade, estresse e depressão, são alguns dos benefícios que esta técnica proporciona.

Ela deve ser orientada por um profissional e normalmente, é realizada em aulas de grupo. Deve ser praticada de forma regular para usufruir de todos os seus benefícios.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/30/agua-do-mar-6-beneficios-que-ela-pode-proporcionar-para-a-saude/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO