A menopausa é algo que deve acontecer na vida de todas as mulheres. Ela corresponde ao último ciclo menstrual e ocorre, geralmente, entre os 45 e 55 anos de idade. Este período pode vir acompanhado de diversas mudanças diferentes, como por exemplo, oscilação do humor, ondas de calor, alterações no sono, entre outras.
ANÚNCIO
A prática de exercícios físicos pode ser muito importante para a amenização destes sintomas. No entanto, consultar antes um médico especialista para verificar o que pode ou não ser feito, dependendo das condições de saúde da mulher, é essencial.
Existem diversos exercícios que são ótimos para serem realizados durante este período. Sendo assim, confira os cinco melhores a seguir, de acordo com o portal Tua Saúde:
1. Caminhada
Este tipo de exercício pode ser realizado de várias maneiras diferentes, como por exemplo: perto de casa, em uma esteira, na beira da praia ou de um lago. A caminhada estimula a reposição óssea e preserva a elasticidade das artérias e queima calorias, colaborando também para o peso ideal.
2. Hidroginástica
Fazer hidroginástica pode ser uma ótima opção de atividade física na menopausa. Ela atua em todo o corpo e não ocasiona lesões nas articulações. Além do mais, não é necessário se incomodar com o suor, pois a água refresca o corpo.
3. Dança
Esta opção de exercício melhora a coordenação motora e a noção de espaço, além de proporcionar bem-estar e socialização. Caso você nunca tenha dançado antes, pode experimentar algumas que goste. As aulas de zumba em academias são também excelentes opções para manter o corpo ativo.
4. Pilates
O pilates com colchão é ótimo para aumentar a flexibilidade e deixar os músculos duros. As aulas são mais tranquilas e não proporcionam tanta transpiração. Além do mais, os exercícios auxiliam na melhora da força dos músculos do pavimento pélvico, combatendo e prevenindo a incontinência urinária, ajudando a libido e o contato íntimo.
ANÚNCIO
5. Musculação
Fazer musculação é uma ótima opção para fortalecer os músculos e os ossos, que podem ficar mais frágeis e quebradiços durante esta fase da vida. Além do mais, os exercícios podem ser ajustados e feitos de maneira mais lenta para reduzir as ondas de calor da menopausa.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.