Ainda que possa ocasionar problemas na saúde, muitas pessoas gostam, e tem o costume, de ingerir bebidas alcóolicas, como cervejas, vinhos, champagnes, whisky, entre outras, com uma certa frequência.
ANÚNCIO
Entretanto, o momento da ingestão do álcool pode proporcionar certa alegria e prazer, mas, quando isto é feito de forma exagerada, pode resultar em ressaca para o dia seguinte. Os sintomas de uma ressaca podem ser os mais variados possíveis, como por exemplo, dores de cabeça, enjoos, dores no corpo e vômitos.
Existem dicas simples que podem ajudar uma pessoa a beber e não ficar de ressaca no outro dia. Confira algumas a seguir, extraídas do portal Tua Saúde:
1. Consumir algo doce entre um copo e outro
Optar por comer alguns pedaços de frutas enquanto bebe pode ser uma excelente maneira de evitar a bebedeira e, consequentemente, a ressaca no outro dia. Escolher uma caipirinha de frutas, por exemplo, é melhor do que a cachaça pura. Esta traz frutose e glicose, para auxiliar a processar o álcool e as frutas devolvem o potássio perdido durante a urina.
Comer um pedaço de chocolate meio amargo também pode ser uma opção, já que o consumo de açúcar reduz a absorção do álcool pelo organismo. A quantidade de doce a se comer, depende da do álcool que vai ingerir. Entretanto, em média, para cada copo de bebida, o indivíduo precisa comer um quadrado de chocolate.
2. Comer alimentos salgados
Como não se deve ingerir bebida alcoólica de estômago vazio, uma outra estratégia também é fazer uma refeição antes de começar a beber. Além do mais, comer petiscos como azeitona, queijo ou amendoim, por exemplo, enquanto bebe, pode ajudar. Isto porque com o intestino cheio, o álcool é absorvido lentamente e não atinge muito o fígado.
3. Não juntar diferentes bebidas
Não misturar diferentes bebidas é uma estratégia muito importante. Por exemplo, quando se inicia a festa bebendo cerveja, deve-se permanecer tomando-a, deixando de lado outros tipos de bebida alcoólica. Isto porque a mistura faz com que o álcool se metabolize mais rapidamente pelo fígado, e o indivíduo acabe ficando bêbado.
ANÚNCIO
4. Ingerir um copo de água entre cada bebida
Ingerir um copo de água após cada copo de bebida alcóolica é uma dica muito importante para evitar ficar de ressaca. Isto porque a água não possui calorias, sendo a escolha mais saudável do que todas as outras. Na medida em que o álcool vai desidratando, a água hidrata novamente e deixa o corpo equilibrado, reduzindo riscos de ressaca no outro dia.
Já água com gás e refrigerantes devem ser evitados, pois o corpo absorve ainda mais rápido o álcool com o gás e as chances de o indivíduo ficar bêbado é maior. Também é aconselhado antes de dormir ingerir um copo cheio de água.
5. Beber chá de gengibre ou de ginseng
De acordo com o portal, estudos apontam que se antes de começar a beber, ingerir um chá de gengibre com tangerina e açúcar mascavo ou um de ginseng vermelho, pode-se auxiliar na diminuição da quantidade de álcool que alcança a corrente sanguínea, prevenindo a ressaca ou reduzindo os sintomas de mal-estar e náuseas. Uma ótima dica é ingerir uma xícara de 100 ml de um dos dois, cerca de 5 a 10 minutos antes de iniciar o consumo da bebida alcoólica.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.