Os pés são partes importantes do corpo e, por isso, devem recebem muita atenção e cuidados para evitar o surgimento de diversos problemas, como por exemplo, os calos.
Podendo surgir tanto nos pés como nas mãos, os calos são áreas mais endurecidas na pele que ficam relativamente mais grossas e rígidas. As causas do aparecimento de um calo podem ser a mais variadas possíveis, como andar descalço ou utilizar sapatos de numeração errada, por exemplo.
Para tratar os calos, existem passos simples que podem ser realizados em casa mesmo. No entanto, caso ainda não resolva, não é recomendado tentar cortá-lo, porventura, mas sim, procurar um especialista para iniciar um tratamento adequado. A seguir, confira alguns truques simples para a remoção, extraídos do portal Tua Saúde:
1. Coloque o calo em um recipiente com água morna
Esta é uma das maneiras mais fáceis de remover a pele mais grossa que forma o calo. Basta encher um recipiente, como uma bacia por exemplo, com água morna e mergulhar o pé por aproximadamente 10 a 15 minutos.
2. Esfregar o calo com pedra-pomes
Depois de deixar o pé na água morna, pode-se esfregar o calo com uma pedra-pomes ou também uma lixa, se porventura ele for pequeno, para retirar a camada de pele grossa. Não se deve utilizar objetos afiados para retirá-lo, pois pode cortar a pele e resultar em uma infecção. Aplicar um creme esfoliante feito em casa com farinha de milho e sal marinho no local, também pode auxiliar na remoção da pele endurecida do calo.
3. Colocar creme hidratante no local do calo
Depois de esfregar com a pedra-pomes, é importância colocar um creme hidratante no pé com o calo. Assim, a pele ficará macia, tornando a cama de pele por cima dele menos grossa.
4. Aplicar um band-aid
Colocar band-aid para calos ou uma gaze fixa com adesivo, auxilia na proteção da área que o calo apareceu, não deixando aumentar seu tamanho e engrossar ainda mais. Além de band-aid, há também remédios em formato de loções, pomadas ou gel que têm ação esfoliante e ajudam na remoção.
Entretanto, utilizar band-aid próprio para calo deve ser feito com cuidado, porque alguns podem possuir substâncias como o ácido salicílico, que irritam a pele saudável e causam infecções, em especial, em diabéticos ou pessoas com má circulação sanguínea, por exemplo.
5. Utilizar meias e sapatos confortáveis
O uso de meias e sapatos aconchegantes, que não apertem os pés, até o desaparecimento do calo, é muito importante. Isto porque se eles forem apertados, engrossam a pele e formam novos calos, ou aumentam o tamanho dos já existentes.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.