Todas as pessoas te elegiam por seu trabalho, ou por sua atitude em geral, mas você nunca é capaz de acreditar que eles dizem. Na verdade, você sente continuamente que é uma fraude e que a qualquer momento vão descobrir isso.
ANÚNCIO
É provável também que quando você recebe um prêmio, por exemplo, pelo seu trabalho, você começa a justificar: “provavelmente não há ninguém muito bom na premiação” ou “devem ter sentido pena de mim” ou “deve ter sido um engano”.
Todas estas atitudes fazem parte de um padrão psicológico conhecimento como síndrome da impostora.
Mas o que é a síndrome da imposta?
Tatiana Pimenta fundadora da Vittude, portal de terapia online, explica “o termo foi usado pela primeira vez pela Dra. Pauline Clance, no fim da década de 1970, para definir um padrão psicológico de desconfianças acerca da própria competência. Pessoas com essa autopercepção atribuem o sucesso de suas conquistas a fatores como sorte, ajuda de terceiros, momentos oportunos, conexões, carisma e outros elementos que não possuem relação com seu esforço pessoal. Elas também temem ser descobertas como fraudes.”.
Isso ocorre, segundo a especialista, porque estas pessoas não acreditam nas próprias potencialidades. “A cada nova conquista, esses indivíduos acreditam não estar fazendo o suficiente. A insatisfação com o próprio desempenho tende a crescer e gerar mais pensamentos de inadequação”, comenta.
Sintomas da síndrome da impostora
Para ajudar nossa leitoras a descobrirem se estão passando por isso, a especialista listou alguns sintomas:
- Procrastinação
- Abandono de tarefas
- Trabalhar excessivamente
- Medo de receber críticas
- ·Vontade de agradar a todos
“A síndrome do impostor cria um círculo vicioso de autossabotagem, dúvidas e baixa autoestima. Mesmo que obtenha os mesmos resultados positivos nessas circunstâncias, o indivíduo não consegue acreditar em si mesmo”, comenta a especialista.
ANÚNCIO
Se você sente que está sofrendo com este padrão, a dica é procurar um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para te ajudar a melhorar sua autopercepção.
Curtiu o conteúdo de comportamento? Você também vai amar:
3 atitudes simples que podem te ajudar a melhorar a autoestima
Sinais de que você tem trauma de rejeição na infância que não foram curados
7 sinais de que você está apaixonada por um manipulador
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.