As rugas são linhas bem finas que se formam na pele do rosto causadas pela falta de elasticidade e colágeno, por exemplo. O aparecimento delas é bastante normal em alguma fase da vida e podem ficar localizadas nos cantos dos olhos, boca e testa.
Ainda que seu surgimento seja algo normal, principalmente com o avançar da idade, existem algumas dicas simples que podem atrasar a presença das rugas ou deixá-las menos marcadas. Entretanto, é sempre muito importante combiná-las com os cuidados adequados para a pele. Sendo assim, confira 6 destas dicas a seguir, extraídas do portal Tua Saúde:
1. Evitar a realização de caretas
As vezes, é muito comum e até divertido fazer algumas caretas. No entanto, franzir a testa, enviesando ou apertando os olhos, com o passar do tempo, pode resultar no aparecimento de rugas ou piorar as já existentes. Além do mais, caminhar sem óculos de sol, por exemplo, pode fazer com que a pessoa esteja de forma constante com eles semicerrados, o que colabora também para o surgimento das rugas.
2. Retirar o travesseiro dos olhos
As rugas ocasionadas pela compressão do rosto no travesseiro durante a noite são conhecidas como ‘rugas do sono’. Caso a pessoa tenha este costume, deve-se trocar de posição e dormir de barriga para cima, por exemplo. Assim, algumas rugas menores podem desaparecer.
3. Realizar uma dieta equilibrada
Ao ganhar algum peso, distende-se o rosto e, perdendo-o, pode acontecer o surgimento de rugas. Isto porque a pele pode não regressar ao seu tamanho original, principalmente conforme a pessoa vai envelhecendo, pois, a pele perde a elasticidade.
4. Praticar exercícios físicos regularmente
As pessoas que estão em boa forma, normalmente, tem a pele mais saudável e elástica do que aquelas que não estão. Sendo assim, é essencial realizar a prática de exercícios físicos regularmente, pois estimula a atividade antioxidante e a produção de substâncias antienvelhecimento.
5. Evitar fumar e ingerir bebida alcóolica
Por causa dos anos contraindo o cigarro na boca, ele pode ocasionar o enrugamento precoce em volta dela. Além do mais, os constituintes do fumo podem prejudicar a circulação do sangue e as células cutâneas, gerando rugas. Já o consumo frequente de bebidas alcoólicas, colabora também para a formação de rugas, porque o rosto incha após a ingestão de muito álcool e isto distende temporariamente a pele.
6. Escapar da exposição solar
Por acelerar o envelhecimento da pele e também ser um fator de risco de câncer na mesma, o sol é um dos maiores inimigos da pele. Por isso, é essencial evitar horas de muito calor, utilizar óculos escuros e usar dia a dia protetor solar com fator de proteção superior a 15, repetindo a aplicação de 2 em 2 horas, especialmente se a pessoa estiver na piscina ou praia.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.