Estar em um relacionamento amoroso com alguém é algo bastante especial e importante. Significa ter ao seu lado uma pessoa para confiar segredos e medos e também compartilhar os momentos felizes da vida, além de idealizar um futuro com ela.
Por isso, é importante que esta relação seja saudável e tenha respeito, amor e confiança como base. Entretanto, existem algumas coisas muito específicas que tornam o relacionamento saudável. A terapeuta Laura Fay listou 9 delas, de acordo com o portal YourTango (texto em inglês) e você consegue conferi-las a seguir:
1. Você cuida do seu parceiro
Quando você e o seu parceiro cuidam um do outro, os resultados disto são intensos, especialmente porque estabelecem uma base de confiança, que é fundamental em relacionamentos. Ao saber que a pessoa está ao seu lado, lhe dará segurança e libertação de pensamentos de incertezas e dúvidas. Este senso forte de confiança e dedicação ao bem-estar do seu parceiro e vice-versa, é um grande presente.
2. Você pega a estrada principal
Até mesmo nas melhores relações, decepções e mágoas são inevitáveis. No entanto, a mágica está na maneira que o casal administra isto. Os relacionamentos onde ambos possuem maturidade e capacidade de ter uma visão de longo prazo e se esforçam para tratar o outro bem, são muito melhores do que os que os parceiros agem em cada impulso emocional ou em cada infração percebida.
Pegar a estrada principal requer consideração e força. As vezes, pode parecer melhor no momento ceder à vingança, raiva, entre outras emoções negativas. Entretanto, tomar o caminho correto significa dar o melhor de si ativamente.
3. Você reconhece que conflitos são normais
Ainda que diversas pessoas pensem isto, estar em uma relação saudável não significa estar feliz o tempo todo. Os conflitos ocasionais são saudáveis. É o subproduto natural de dois seres humanos diferentes que vivem em estreitas relações um com o outro. Ao invés de evitar discussões, casais saudáveis sabem lidar com elas quando aparecem.
4. Você sabe como escolher suas lutas
Não é porque os conflitos são normais, que é necessário se esforçar para tê-los. Por isso, antes de falar algo, decida se o possível efeito negativo vale a pena. Uma boa regra geral é: você tentou, mas não pode deixar passar. Isto pode ser um sinal de que uma situação não solucionada tem o potencial de se transformar em ressentimento a longo prazo e deve ser discutida de forma aberta.
5. Você fala para que o outro possa ouvir
A maneira saudável para resolver os conflitos envolve uma comunicação respeitosa e sincera, uma vontade de olhar para sua própria contribuição e também a capacidade de saber se precisar dar um tempo e depois voltar ao seu parceiro mais tarde. Se porventura a raiva aparecer, você pode precisar de um momento para se acalmar e não dizer coisas no calor da emoção e se arrepender depois.
6. Você se sente livre de julgamentos
As relações saudáveis promovem uma boa atmosfera de encorajamento, apoio, amor e trabalho em equipe. Este apoio e incentivo levam para um nível maior de conforto, pelo qual você é capaz de se expressar de maneira clara e sem medo de julgamentos ou retaliações.
7. Você se sente o seu melhor eu
As relações saudáveis se alinham com seus crenças, convicções e estilo de vida geral escolhidos. Nestes relacionamentos, não é necessário que você se preocupe em mudar a si para fazer as coisas funcionarem e nem em perder o seu parceiro quando decide realizar algumas mudanças. Não existe a necessidade de ser outra pessoa ou fazer coisas que lhe deixem desconfortável. Você está constantemente dizendo ou pensando em como este relacionamento traz à tona o seu melhor.
8. A sua qualidade de vida é melhor
As relações saudáveis melhoram sua qualidade de vida, como por exemplo, modificando seus comportamentos de forma positiva, te tornando mais inteligente e melhorando suas atitudes e visão geral sobre a vida.
9. Você não precisa estar presa no quadril
Hábitos de confiança são mostrados nos relacionamentos saudáveis. Isto quer dizer que você não está verificando o celular do seu parceiro a todo tempo ou checando sempre onde ele está. Ao invés disso, você permite que ele faça o que desejar livremente e você também gaste o seu tempo com o que quiser. Significa também que quando quiserem estar juntos, estarão juntos.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.