Comportamento e Relacionamento

Fatos que (talvez) você não saiba sobre como é ter inteligência emocional

É comum que muitas pessoas tenham a ideia de que ter inteligência emocional é não expressar sentimento, mas isso está totalmente equivocado, segundo especialista

inteligencia emocional
Crédito: Crystal Perez / Pinterest

Inteligência emocional é o conceito do momento. Cada vez mais o termo é utilizado nas redes sociais, seja para criticar quem não ou para refletir sobre sua importância. Contudo, é possível observar que muitas pessoas acabam tendo uma noção equivocada do conceito. Aqui apresentamos algumas!

ANÚNCIO

Serei uma pessoa mais racional

Para algumas pessoas, ter inteligência emocional é simplesmente não sentir, ser mais racional etc. Lylian Santos E Silva, Psicóloga e Palestrante, explica que precisamos desobstruir totalmente essas noções.

“Muitas pessoas acreditam que ao adquirir inteligência emocional ficarão menos suscetíveis às alterações emocionais, aos sentimentos negativos e, na verdade, isso não existe, inclusive ser forte o tempo todo não é saudável e causa esgotamento psicológico”, explica a especialista em seu artigo publicado no portal Psicologia Viva.

Terei total controle das minhas emoções

Lylian enfatiza que essa também é uma ideia equivocada sobre inteligência emocional. “A inteligência emocional está longe de ser o controle das emoções, isso porque o que sentimos geralmente vem do externo, ou seja, os sentimentos e emoções são causadas por forças que estão além do nosso controle, não controlamos como os eventos vão se desenvolver e tampouco o que as pessoas vão falar ou se comportar”.

Mas, afinal, como a inteligência emocional pode me ajudar?

Inteligência emocional tem mais ligação com autoconhecimento do que racionalidade e controle das emoções. Ela nos ajuda a entender como funcionam nossas emoções e a lidar com elas.

Um exemplo compartilhado pela especialista: se você sabe que fica muito ansiosa antes de uma reunião, uma ideia interessante seria reduzir o excesso de atividade antes do evento.

“Utilizar um sistema de compensação é o ideal nesse momento, e o autoconhecimento vai ajudar você a saber o que lhe gera prazer, o que é fundamental para compensar o estresse”.

ANÚNCIO

Ou seja, a inteligência emocional é sobre acolher e entender o que sentimos. “Como já disse anteriormente, construímos uma ideia de que a inteligência emocional é ser forte e aceitar, a partir disso, começamos uma autocobrança desenfreada de sermos resilientes, criticando e apontando o dedo para nós mesmos, como se fôssemos uma criança que precisa de correção. Esse tipo de comportamento só nos leva a mais sofrimento”, finaliza.

Curtiu o conteúdo de comportamento? Você também vai amar:

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias