Você já ouviu falar em gouinage? Provavelmente não, né? Mas não se preocupe, estamos aqui para desmistificar mais uma prática sexual - que na verdade é mais comum do que você imagina.
Um mito sexual bastante comum quando o assunto é sexo, é a ideia de que o ato sexual deve sempre envolver penetração. No entanto, essa é uma ideia falocêntrica, que coloca todo o protagonismo da relação no homem e em seu pênis.
Já o gouinage é justamente a prática sexual que não envolve a penetração. Ela existe desde sempre e não, não é preliminar. É simplesmente sexo!
O termo gouinage vem do francês que deriva da expressão gouine, que na tradução livre significa ‘sapatão’. Termo considerado pejorativo e às vezes preconceituoso no Brasil e refere-se às mulheres lésbicas.
Mas o gouinage não precisa ficar limitado ao sexo entre mulheres, o que na verdade seria uma visão bem reduzida do assunto, já que o mesmo pode ser penetrativo, uma vez que existem mulheres com pênis (mulheres trans) que podem penetrar e ainda mulheres cis que penetram com brinquedos sexuais e dedos, por exemplo.
Outro ponto importante, é que uma pessoa que se autodenomina gouine pode ser de qualquer orientação sexual. Ou seja, heterossexual, homossexual (gay / lésbica), bissexual, pansexual e assexual.
O gouinage visa o estímulo de todos (ou a maioria) os sentidos – olfato, paladar, tato, visão e audição – que explorem suas zonas erógenas pelo toque, cheiro, gosto, sabores e olhares. Sendo assim, o ato sexual vai muito além da ideia de penetração pênis/vagina. É um momento de troca de prazer entre as pessoas envolvidas, onde todos, consensualmente, estão dando e recebendo prazer.
Mas não caia no conto de que se não tem penetração não precisa de prevenção. O sexo envolve pele com pele, corpos, saliva, suor, sêmen, sangue, fluidos… Logo, é sempre necessário que o sexo seja seguro de forma a diminuir o risco de transmissão de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
· · ·
+ SEXUALIDADE:
Sexo na terceira idade: cuidados e dicas para uma vida sexual saudável
O que é libido e como aumentar o desejo sexual
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.