Etarismo é preconceito e discriminação contra pessoas com idade avançada. É algo muito comum em nossa sociedade que valoriza juventude e que a associa como sinônimo de beleza e capacidade produtiva.
Envelhecer, em uma sociedade assim, pode gerar medo, principalmente entre as mulheres, já que os homens mais velhos acabam sendo mais valorizados e isso é fruto de uma estrutura no qual a masculinidade é mais valorizada em todas as suas etapas.
Já percebeu que homens grisalhos, por exemplo, são vistos como charmosos, saem em capa de revista e seguem produtivos no mercado de trabalho enquanto mulheres grisalhas são associadas como “velhas” e têm menos oportunidades no trabalho? Isso faz parte justamente do etarismo que permeia o inconsciente coletivo.
“A preocupação com a velhice é uma tendência na vida de muitos de nós, não importa a idade. E não admira. Atitudes negativas sobre a idade e o envelhecimento fazem parte de muitas culturas nos dias de hoje”, explica Diane Barth, psicoterapeuta e professora, em seu artigo publicado na revista Psychology Today.
Como lidar com o medo de envelhecer?
Apesar de todas as informações que recebemos diariamente, a psicoterapeuta explica que é possível lidar com o sentimento de medo.
“Uma das mais importantes é alterar sua mentalidade sobre o envelhecimento, de acordo com estudos feitos por pesquisadores do Yale Center for Research on Aging. Estudos conduzidos por esses pesquisadores, incluindo o Dr. Levy, mostraram que os participantes idosos que experimentaram mensagens positivas sobre o envelhecimento mostraram uma melhora tanto nas funções físicas quanto em suas autoimagens”, explica.
Ela ainda revela que “o grupo de controle, que não receberam informações que reforçassem imagens positivas do envelhecimento e reduzissem estereótipos negativos, não apresentaram melhora”.
Por isso, segundo o estudo e a profissional, o medo de envelhecer pode ser controlado quando estamos expostos a ideias positivas sobre o envelhecimento. Ler livros sobre o tema, acompanhar mulheres de idade avançadas que são felizes com sua faixa etária, pode ser uma ótima ideia para lidar com o medo de envelhecer.
Curtiu o conteúdo de comportamento? Você também vai amar:
- Os 7 mandamentos da amizade que também podem beneficiar outras relações
- Monotonia: 3 lições sobre amor-próprio na nova música de Shakira
- Os arquétipos femininos que surgem por feridas emocionais, segundo terapeuta
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.