A pandemia mudou completamente nossa forma de se relacionar. Muitos profissionais começaram a trabalhar em casa, muitas relações de amizade se perderam e, por isso, o sentimento de solidão chegou forte na vida de muitas pessoas.
Tanto que, segundo Diane Barth, LCSW, psicoterapeuta e autora, pesquisadores acreditam que a solidão é “a mais recente epidemia global de saúde, com sérias implicações para a saúde”.
Mas como lidar com a solidão?
Em seu artigo publicado na revista Psychology Today, Diane revela que um estudo publicado no livro “Timeless: Nature’s Formula for Health and Longevity” mostra que nossos cérebros estão conectados para conexão.
“Isso significa que maximizar as interações com os outros pode manter nossos cérebros ativos e engajados. E manter nosso cérebro ocupado ajuda a combater a solidão”, explica.
A especialista decidiu ouvir os conselhos de pessoas que considera emocionalmente sábias e listou algumas dicas.
Dicas para lidar com a solidão
Contudo, ela enfatiza que não é necessário estar rodeados de amigos para manter o cérebro conectado.
Saber lidar com a solidão, segundo a especialista, exige “sabedoria que envolve coisas como “bom julgamento”, “moderação”, uma capacidade de lidar com a complexa interação de conhecimento e dúvida, uma capacidade de procurar um curso moderado entre os extremo, um desapego suficiente do problema em questão que possibilite resolvê-lo com sabedoria e uma coordenação bem equilibrada de emoção, motivação e pensamento”.
Entenda que a solidão é momento e passa
“A solidão é um momento no tempo, um pontinho na tela. Não me diz que sou ruim ou não amável. Não é sobre mim e não é permanente. Eu sempre posso fazer algo sobre isso.”
Conecte-se
“Não me sinto solitário porque estou sempre conectado. Mesmo que eu não esteja falando com alguém que amo ou com quem me importo, sei que sempre posso encontrar uma pessoa com quem sinto algum tipo de ligação – mesmo que seja um estranho em um ônibus.”
Faça algo gentil
“Quando estou sozinha, penso em como é egoísta. Eu poderia estar fazendo algum tipo de contribuição para o bem-estar de outras pessoas. Assim que eu faço algo gentil por alguém – mesmo que seja apenas dizer olá e perguntar como eles estão – qualquer solidão que eu possa ter sentido desaparece.”
Atitude positiva
“Existem pessoas no mundo que, por motivos emocionais ou físicos, não conseguem alcançar outras pessoas. Essa é a verdadeira solidão. Eu moro sozinho, mas não sou solitário. Eu tenho muita coisa acontecendo para me sentir sozinho.”
Curtiu o conteúdo de comportamento? Você também vai amar:
- Medo de envelhecer? Estudo descobre algo que pode ajudar a lidar com o sentimento
- Os 7 mandamentos da amizade que também podem beneficiar outras relações
- Monotonia: 3 lições sobre amor-próprio na nova música de Shakira
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.