A preocupação com a saúde mental tem aumentado nos últimos anos, em especial após o início da pandemia de covid-19, em 2020. No Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem algum tipo de transtorno relacionados a doenças mentais, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Os diagnósticos são variados: depressão, transtornos de humor, déficit de atenção, ansiedade, entre outros. São doenças que podem afetar todas as faixas etárias, de crianças a idosos e que merece atenção como um tema de saúde pública.
Em pedido ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado federal, André Janones, sugeriu a criação de uma secretaria nacional de saúde mental dentro da estrutura do ministério da Saúde. Segundo ele, o presidente eleito já aceitou. Nas redes, Janones comentou: “pensa no orgulho que vou ficar quando isso acontecer?”
· · ·
+ SAÚDE E BEM-ESTAR:
Depressão pós-parto: sintomas podem começar ainda durante a gestação
Melatonina: cinco perguntas e respostas para entender o que é e como funciona
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.