Ingerir alimentos ricos em açúcar é algo que muitas pessoas fazem diariamente. Seja através dos alimentos industrializados, como refrigerantes, sucos em pó, bolachas recheadas, chocolates, entre outros, ou na hora de adoçar um café ou chá, por exemplo.
ANÚNCIO
No entanto, ainda que seja prazeroso consumir alimentos ricos em açúcar no dia a dia, não é nada benéfico para a saúde e pode ocasionar o surgimento de diversas doenças. Então, se você está procurando maneiras de diminuir o consumo de açúcar e ainda não sabe como, talvez alguns passos simples podem ajudar. Sendo assim, confira 3 deles a seguir, extraídos do portal Tua Saúde:
1. Reduzir o açúcar aos poucos
Para adequar o paladar acostumado ao sabor doce, é fundamental ir diminuindo o açúcar aos poucos da alimentação, até conseguir se habituar com o sabor natural dos alimentos, não sendo necessária a utilização de adoçantes ou açucares.
Sendo assim, se tem o hábito de utilizar duas colheres de açúcar branco para adoçar o café, por exemplo, passe a colocar apenas uma e de preferência, o mascavo ou demerara. Após duas semanas, faça a troca do açúcar por gotas de stevia, um adoçante natural.
2. Não colocar açúcar nas bebidas
Não adicionar açúcar no café, suco ou chá, por exemplo, fará o paladar aos poucos se habituar, tornando o uso do açúcar cada vez menos necessário.
A quantidade de açúcar para se consumir diariamente é de apenas 25 gramas, sendo que uma colher de sopa contém 21 gramas e um copo de refrigerante, 21. Além do mais, o açúcar está presente também em alimentos como cereais e pães, sendo fácil atingir o seu limite máximo recomendado diariamente.
3. Ler o rótulo dos alimentos
Ler com atenção o rótulo dos produtos industrializados é muito importante para observar a quantidade de açúcar que eles possuem. Entretanto, a indústria usa várias formas de açúcar como ingrediente dos produtos, como sacarose, glucose, glicose, melado, xarope de milho, entre outros.
ANÚNCIO
É essencial lembrar também que, ao ler o rótulo do produto, os primeiros ingredientes são aqueles que estão presentes em maior quantidade. Sendo assim, se o açúcar vier primeiro, é o mais utilizado naquele alimento.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.