Fim de ano é época de vestibulares e Enem para muitos jovens no Brasil e também para pessoas que desejam ingressar ou retornar para a vida universitária. Nos próximos dias 13 e 20 de novembro, as provas do Enem devem ser aplicadas em todo o Brasil.
ANÚNCIO
Quem já passou por isso ou está passando por esse momento, sabe que a maratona de estudos e preparação pode ser bastante exaustiva física e mentalmente, mas é importante lembrar de manter a calma, focar em uma alimentação saudável nesses dias e até apostar em exercícios e meditação.
Pensando nas milhares de pessoas que devem prestar as provas nesses finais de semana, o psicólogo especialista em saúde mental Alexander Bez, preparou algumas dicas de como se preparar mentalmente nesses dias que antecedem as provas e diminuir a tensão e a pressão, para que se faça uma prova com mais tranquilidade e confiança.
- Sempre se mantenha emocionalmente tranquilo;
- Tenha uma boa alimentação (nada de salgadinhos e doces);
- Tenha um sono adequado de 7 à 8 horas – no mínimo. A falta do sono interfere no humor, atenção e produtividade;
- Revise de tempos em tempos (2 meses antes) os conteúdos aprendidos;
- Nesse período “separe os que você tem maior dificuldade”, recapitulando-os em dias separados aos das revisões;
- Faça autotestes e veja como se saiu;
- Aprenda a respeitar a sua limitação de estudo — não a transbordando. (Cada um tem seu limite);
- Estude também com amigos — onde as trocas de informações são inerentes, porém evite de estudar com amigos que terão a mesma opção de cursos;
- Teça estratégias de estudos pensando em evitar o estresse;
- Mantenha um ritmo confortável de estudos para não minar a sua resistência mental.
· · ·
+ SAÚDE E BEM-ESTAR:
Esses são os 5 alimentos perfeitos para a sua saúde mental
Alimentos ultra processados são verdadeiros vilões da saúde mental; veja aqui quais você deve evitar
ANÚNCIO
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.