Talvez muitas pessoas não saibam, mas os triglicerídeos são as principais gorduras do organismo, e servem como uma reserva de energia do corpo. Quando eles estão altos, pode ser por diversas razões diferentes, como por exemplo, a falta de atividades físicas e o consumo de excesso de carboidratos.
ANÚNCIO
Sendo assim, quando identificado através de um exame de sangue que os triglicerídeos estão altos, algumas medidas no dia a dia podem ser adotadas para baixá-los, ainda que a consulta com um médico especialista seja indispensável. Sendo assim, que tal conhecer algumas dicas? Confira 6 delas a seguir, extraídas do portal Tua Saúde:
1. Reduzir o consumo de açúcar
O consumo de açúcar de maneira exagerada é a principal causa do aumento de triglicerídeos no sangue. Isto, pois, o açúcar que não é usado pelas células do corpo, acumulam no sangue sob a forma de triglicerídeos. Desta forma, é importante evitar, sempre que possível, a adição do açúcar refinado nos alimentos, além de evitar alimentos como chocolates, refrigerantes, industrializados e outros tipos diferentes de doces, como frutas secas e em forma de suco, já que contém alto teor de frutose.
2. Aumentar o consumo de fibras
Esta dica ajuda na diminuição da absorção de gordura e açúcar no intestino, auxiliando na redução dos níveis altos de triglicerídeos. As fontes principais de fibras incluem, vegetais e frutas, porém, outras maneiras de obter esta fibra são através dos frutos secos e cereais.
3. Reduzir a ingestão de carboidratos
Qualquer outro tipo de carboidrato também é transformado em triglicerídeos quando não é usado pelas células do organismo. Por isso, seguir uma dieta low carb tem mostrado bons resultados na redução dos níveis elevados de triglicerídeos no sangue, em especial, quando evitado os carboidratos simples, presentes no arroz ou macarrão, por exemplo.
4. Realizar pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente
A prática de exercícios físicos regularmente ajuda no aumento dos níveis de colesterol HDL, que possui uma relação direta com os níveis de triglicerídeos. Desta forma, quando o nível de HDL está alto, o nível de triglicerídeos tende a reduzir e normalizar.
Realizar atividades físicas cresce também o gasto calórico, fazendo com que o corpo consumo quantidade maior dos açucares e carboidratos da dieta, diminuindo as chances de serem transformados em triglicerídeos. Os exercícios mais indicados são os aeróbicos, como pular, correr ou caminhar, e devem ser realizados diariamente, por pelo menos, 30 minutos.
ANÚNCIO
5. Comer de 3 em 3 horas
Se alimentar em um padrão regular, auxilia a normalizar a produção de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas e responsável por ajudar a transportar o açúcar para o interior das células, fazendo com que seja usado e não seja acumulado na forma de triglicerídeos.
6. Consumir alimentos ricos em ômega 3
O ômega 3 é um tipo de gordura saudável que auxilia a manter a saúde cardiovascular. De acordo com alguns estudos, ela parece ajudar na diminuição dos níveis de triglicerídeos no sangue, em especial, quando se faz duas refeições ricas com esta gordura na semana.
Os principais alimentos que são fontes de ômega 3, são os peixes gordos como atum e salmão, e também nozes e sementes de chia, por exemplo. Além do mais, é possível fazer suplementação, porém, sob orientação de um médico especialista.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.