A gravidez é um dos momentos mais mágicos na vida de uma mulher. Significa carregar por nove meses e amar incondicionalmente um pequeno serzinho indefeso que você ainda não conhece.
ANÚNCIO
No entanto, ainda que a gestação seja bastante especial, ela também vem acompanhada de diversos momentos de desconforto para a mãe, como os enjoos, o aumento de peso, as oscilações de humor e o inchaço nas pernas, por exemplo. Este último, é bastante comum e inúmeras mulheres não conseguem saber muito bem o que fazer para melhorar.
Ainda que, consultar o médico que vem acompanhando a gestação seja importante para saber o que é ou não permitido, existem coisas simples que podem ajudar no alívio do inchaço nas pernas. Sendo assim, que tal conhecer algumas dicas? Confira 6 a seguir, extraídas do portal Tua Saúde:
1. Ingerir muita água
Beber bastante líquido auxilia na melhora da função renal, tornando mais fácil a eliminação de água através da urina e diminuindo assim, a retenção de líquidos.
2. Utilizar meias de compressão
As meias de compressão são uma excelente opção para diminuir a sensação de pernas inchadas, cansadas ou pesadas, pois, elas atuam comprimindo os vasos sanguíneos.
3. Fazer caminhadas
Realizar caminhadas leves no começo do dia ou no final da tarde, quando o sol estiver mais fraco, auxilia no alívio do inchaço nas pernas, pois, a microcirculação das pernas é ativada. Vale lembrar que, durante a caminhada, é importante usar roupas e calçados confortáveis.
4. Elevar as pernas
É importante que, sempre que estiver deitada, a gestante coloque as pernas em cima de uma almofada alta para assim, facilitar o retorno de sangue para o coração. Desta forma, é possível sentir alívio imediato e diminuir o inchaço ao longo do dia.
ANÚNCIO
5. Beber suco drenante
Um suco de abacaxi com capim-limão ou maracujá e hortelã, é uma boa maneira de ajudar na eliminação da retenção de líquidos. Para preparar o suco de maracujá e hortelã, basta bater a polpa de 1 maracujá com 3 folhas e meio copo de água, filtrar e beber em seguida. Já o suco de abacaxi, deve-se bater 3 rodelas do mesmo com 1 folha de capim-limão picada, filtrar e ingerir.
6. Lavar as pernas com sal e folhas de laranjeira
Esta mistura ajuda a diminuir o inchaço nas pernas e é muito simples de preparar. Basta colocar 20 folhas de laranjeira em 2 litros de água para ferver, acrescentar água fria até que a solução esteja morna, colocar meia xícara de sal grosso e lavar as pernas.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.