Nesta época do ano, as temperaturas são mais elevadas e a correria com os preparativos de Natal, Ano Novo (ceias, compras e férias) pode prejudicar a saúde da mamãe e do bebê, desde a gravidez.
Todo cuidado é essencial e, pensando nisso, o ginecologista Dr. Rogério Tabet, compartilhou algumas dicas preciosas para as gestantes, em especial para aquelas de primeira viagem. O médico é mais conhecido como Doutor Bigodin nas redes sociais (ele é médico do SUS e usa a internet com informações humoradas para ajudar as pacientes, principalmente as de risco).
“A principal providencia é estar com o Pré- Natal em dia. Fazer uma alimentação balanceada, sem deixar muitas horas sem comer e se hidratar muito. Usar sempre roupas e sapatos confortáveis durante as visitas nas lojas, supermercado e respeitar os horários de descanso”, ressalta Tabet.
Sim, dar a luz enche a família de alegria e é um momento que a atenção se volta para o bebê. Durante este período também, é preciso também manter o cuidado com a mãe afinal ela passou por momentos intensos e, em alguns casos por cirurgia como em um parto cesáreo.
Segundo dr. Rogério, após o parto, período que chamamos de puerpério, acontecem intensas modificações físicas e psicológicas nas mulheres e características que podem contribuir para o aumento da insegurança em relação aos cuidados necessários para o bebê.
“Faça suas atividades devagar, sem pressa, portanto procure ajuda para cuidar da casa, cozinhar, lavar roupas e outras tarefas durante as primeiras semanas. Preste atenção no seu peso, pois nesse período são perdidos cerca de cinco quilos, contando o peso do bebê, placenta e líquidos. Em poucos dias, os líquidos retidos durante a gestação e o processo de amamentação, ajudaram na perda de mais dois quilos. No primeiro dia após o parto, o útero ainda se encontra na altura da cicatriz umbilical e passará a diminuir progressivamente até o normal”, explica ele.
Confira mais dicas do Dr. Rogério Tabet:
- Toma no mínimo 8 copos de água por dia;
- Use filtro soltar e chapéu ao sair de casa, ar livre;
- Use roupas e sapatos confortáveis;
- Não segure peso algum;
- Não fique muito tempo de pé;
-Não se automedique;
- Exercícios físicos apenas com consentimento do seu médico;
- Para as puérperas, aceite ajuda dos familiares, crie uma rede de apoio e tente dividir as tarefas de casa e com o recém-nascido.
- Não se estresse, busque amamentar em local tranquilo
- Não fique em locais quentes ou com muitas pessoas (ainda estamos lutando contra o Covid -
mantenha suas vacinas em dia).
· · ·
+ MATERNIDADE:
5 ideias incríveis para presentear grávidas neste Natal
Chegando aos 50, Heidi Klum revela desejo de engravidar novamente
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.