Os últimos dois anos foram desafiadores para a saúde mental: perda de pessoas próximas, isolamento social, crise econômica, novos hábitos, tudo isso foi um duro golpe para boa parte da população.
ANÚNCIO
Prova disso é que quase metade dos brasileiros -- 49% - consideram os transtornos mentais um dos principais problemas de saúde no país, ficando atrás apenas do Coronavírus, segundo o levantamento ‘Monitor Global dos Serviços de Saúde’, realizado pela empresa de pesquisa Ipsos.
Mas apesar de temas como ansiedade e depressão terem maior visibilidade hoje em dia, ainda existem tabus que impedem as pessoas de falarem sobre seu estado emocional. Então, neste final de ano, a psicóloga Milene Rosenthal, cofundadora da Telavita, clínica digital de saúde mental, sugere cinco obras que podem ser inspiradoras na hora de lidar com essas questões. Confira:
Mentes Ansiosas - Ana Beatriz Barbosa Silva - A psiquiatra e autora best-seller aborda as diferentes manifestações da ansiedade, inclusive suas versões adoecidas, como transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno do pânico. Com uma linguagem objetiva e acessível, a autora analisa as causas desses quadros, seus desdobramentos e possíveis formas de lidar com eles.
Talvez você deva conversar com alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós - Lori Gottlieb -- A obra combina histórias vivenciadas por Lori como terapeuta e também como paciente de terapia, trazendo um relato afetuoso, leve e comovente sobre questões comuns a todas as pessoas e a capacidade que temos de mudar nossas próprias vidas.
Atenção Plena - Mark Williams - Esse livro e os áudios de meditação que o acompanham trazem uma série de práticas simples para expandir a consciência e quebrar ciclos de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão. Recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, o método ajuda a trazer alegria e tranquilidade, facilitando o enfrentamento de desafios.
Permissão para sentir - Marc Brackett - Diretor-fundador do Centro de Inteligência Emocional de Yale, Marc Brackett criou um sistema que ajuda crianças e adultos a compreenderem suas emoções, sejam elas positivas ou negativas, e usá-las com sabedoria. O método já foi aplicado em milhares de escolas nos Estados Unidos, porque reduz o estresse e a sensação de esgotamento, melhorando o desempenho acadêmico e profissional e promovendo a saúde mental de adultos e crianças.
ANÚNCIO
A linguagem das emoções - Paul Ekman - O consultor da série ‘Lie to me’ é um dos pioneiros no estudo das emoções e revela nesse livro a linguagem que está por trás das expressões faciais. A leitura da obra pode ajudar no desenvolvimento do autocontrole emocional e a melhorar as relações interpessoais, além de trazer conhecimento para que possamos entender melhor as pessoas ao nosso redor.
· · ·
+ SAÚDE E BEM-ESTAR:
Depressão de fim de ano: psicólogo alerta para o aumento nos casos de suicídio na época do Natal
Você sabe o que é ansiedade? Entenda melhor o que é a condição que afeta milhares de brasileiros
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.