O açúcar refinado é bastante utilizado na gastronomia. Ainda que ele proporcione um sabor bastante delicioso aos pratos doces, e até alguns salgados, é aconselhável reduzir o seu consumo para evitar o surgimento de inúmeras doenças.
ANÚNCIO
No entanto, ainda que diminuir a ingestão deste ingrediente possa parecer uma missão impossível, existem diversas maneiras de continuar desfrutando do sabor docinho nas receitas sem expor a saúde. Um delas, é substituindo o açúcar refinado pelos maravilhosos adoçantes naturais.
Sendo assim, que tal conhecer alguns dos substitutos do açúcar refinado para utilizar no preparo de suas receitas no dia a dia? Confira 6 a seguir, extraídos do portal Melhor Com Saúde:
1. Mel de arroz
O mel de arroz é conseguido a partir do arroz integral e possui um sabor adocicado, com um teor de amido que lhe confere uma consistência gelatinosa parecida com o mel, porém mais escura. Além do mais, não produz aumentos acentuados nos níveis de glicose no sangue.
Ele é usado com frequência como conservante natural de frutas, frutos secos e grãos de cereais e, por causa de sua assimilação no organismo, promove energia de maneira gradual e facilita o trabalho metabólico.
2. Melaço
O melaço pode ser utilizado para substituir o açúcar refinado em biscoitos, pães e doces no geral. Entretanto, por causa de sua cor escura, normalmente altera a aparência destas receitas de uma maneira não muito agradável.
Ele é conseguido a partir da cana de açúcar e não é apropriado para pessoas com diabetes ou pré-diabetes. Ainda que tenha que ser consumido com moderação, o melaço é uma fonte de cálcio, potássio, ferro e doses pequenas de fibra.
ANÚNCIO
3. Stevia moída
A stevia moída é extraída de uma planta conhecida como stevia rebaudiana e é caracterizada pelo sabor adocicado forte e o baixo teor calórico. Por causa do teor de nutrientes e assimilação, é uma opção boa para pessoas com diabetes.
4. Xarope de agave
Este é um produto popular na América do Norte e na América Central. Há alguns anos, é uma das alternativas mais comuns para substituir o açúcar refinado em sobremesas e produtos de panificadora.
A consistência do xarope de agave é parecida com a do mel e seu índice glicêmico é 30, sendo assim, possui menos da metade do que é proporcionado pelo açúcar tradicional. Desta forma, não produz picos altos de açúcar e é uma ótima opção para dar energia ao corpo.
5. Açúcar de coco
O açúcar de coco tem sido utilizado por diversas décadas na cozinha tradicional asiática. Entretanto, há algum tempo, ele chegou nos países ocidentais para se tornar um dos adoçantes substitutos do açúcar refinado. Possui índice glicêmico de apenas 35 e não causa descontrole nos níveis de açúcar no sangue. Além do mais, contém quantidade significativa de minerais essenciais e vitamina C.
6. Mel de abelha
O mel orgânico é uma das melhores opções para parar de utilizar o açúcar convencional. Ele tem sido valorizado desde a antiguidade por causa de seu alto valor energético, além de seus minerais, vitaminas, enzimas e antioxidantes.
Ainda que seu teor de calorias seja levemente alto, é uma ótima opção para adoçar receitas sem alterar o metabolismo. Além do mais, possui múltiplas aplicações medicinais, já que atua como um antibiótico natural e fortalece as defesas.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.