Com a chegada de um novo ano, muitas pessoas tendem a fazer uma longa lista de metas que desejam realizar. Entre os diversos itens da lista, muitas vezes, está o objetivo de continuar perder determinado peso. Isto pode parecer uma tarefa difícil, mas quando realizada da maneira correta, pode trazer resultados incríveis.
ANÚNCIO
No entanto, é bastante importante lembrar que, o processo de emagrecimento deve ser acompanhado por um profissional e feito corretamente, já que alguns hábitos diários podem atrasar o surgimento de resultados.
Aliás, que tal descobrir razões pelas quais você iniciou novos hábitos há algum tempo e mesmo assim não está conseguindo perder peso? Confira 6 delas a seguir, extraídos do portal Melhor Com Saúde:
1. Não comer o suficiente
Iniciar uma dieta para perder peso não implica em restringir de forma excessiva o consumo calórico. Isto é algo que não deve ser realizado, já que aumentará o risco de ansiedade e de não controlar as refeições. Sendo assim, é importante calcular a quantidade de calorias que são necessárias ao longo dos dias, e se certificar de não as extrapolar.
2. Fazer as refeições em frente à TV ou computador
Comer em frente à TV ou computador, faz com que você não controle corretamente as quantidades ingeridas de comida. Isto porque a distração impede que o cérebro administre corretamente o sentimento de saciedade.
Desta forma, é melhor focar unicamente em comer e fazer as refeições junto de amigos ou familiares para reduzir o ritmo de ingestão dos alimentos, fazendo com que o corpo se sinta saciado mais rápido.
3. Não praticar exercícios o suficiente
Estimar o gasto calórico durante o exercício pode ser um outro problema habitual. É possível que uma caminhada ao redor de seu bairro, por exemplo, não seja o suficiente como exercício físico para toda a semana.
ANÚNCIO
Por isso, é importante consultar um profissional para saber qual tipo de exercício será melhor para você de acordo com suas necessidades e objetivos que deseja alcançar.
4. Deixar a dieta de lado aos fins de semana
Seguir uma dieta rígida, pode aumentar o nível de ansiedade frente aos desejos por alimento. Desta forma, nunca será o suficiente se dar um pequeno capricho como prêmio pelos esforços ao longo da semana. O problema está quando estes caprichos fazem com que a dieta se torne prejudicial.
Se você seguir de forma adequada uma dieta saudável e equilibrada durante a semana, mas aproveitar o fim de semana para comer exclusivamente alimentos não saudáveis, prejudicará os princípios da dieta e também a si mesma.
5. Ter pouca variedade na rotina de exercícios
Se a sua rotina de exercícios não muda, corre o risco de seu corpo se acostumar e desenvolver a memória muscular para certos movimentos. Com o tempo, ele ficará adaptado ao exercício e se tornará mais eficiente ante estas atividades, fazendo com que o gasto calórico seja menor.
Sendo assim, se você deseja tirar o máximo de proveito das horas de atividades físicas, procure variar a rotina a cada algumas semanas. Assim, poderá ‘confundir’ seus músculos para que não se adaptem apenas a um tipo de exercício.
6. Não dormir o suficiente
Talvez a razão pela qual você não está conseguindo perder peso seja porque não dorme o suficiente. Adultos devem dormir aproximadamente 8 horas por dia. Caso contrário, pode-se alterar o metabolismo, fazendo com que seja ainda mais complicado queimar calorias diariamente.
Uma pesquisa publicada na revista Current Opinion in Clinical Nutrition & Metabolic Care, indica que existe uma relação entre a duração e a má qualidade do sono com transtornos como a obesidade.
A perda de sono causa alterações metabólicas e endócrinas ligadas à obesidade, como é a redução da tolerância à lactose, diminuição da sensibilidade à insulina e aumento da fome e apetite.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.