Comportamento e Relacionamento

Nomes de bebê: do clássico ao moderno, veja lindas combinações de nomes com Maria

Os nomes compostas carregam muito charme e significados potentes

ANÚNCIO

Maria é um dos nomes mais comuns em todo o mundo e todos os dias bebês são registrados com a nomenclatura, seja ela sozinha ou acompanhada de outro nome. Ele possui mais de 100 interpretações, mas as mais conhecidas são: “senhora” ou “soberana” (do semítico), “amada de Deus” (do egípcio) e “contumaz” (do hebraico).

As variações de composições com Maria podem ser das mais variadas, mas algumas acabam ganhando notoriedade e também o coração de muitas mães e pais. O nome Maria Alice, por exemplo, foi a grande estrela de 2022, com mais de 24 mil registros.

Veja abaixo algumas lindas combinações com Maria para você se inspirar, das mais clássicas às mais modernas:

1. MARIA ALICE: O nome Alice, está associado ao grego alethos, que significa real, ou a uma variação de Adelaide, que designa alguém “de linhagem nobre”, no germânico. Dessa forma, Maria Alice pode ser interpretado como “senhora soberana de linhagem nobre”. Em 2022, foi o nome feminino mais registrado do Brasil.

2. MARIA AMÉLIA: Amélia tem origens diferentes. Do francês Amélie, é interpretado como mulher submissa. Já do germânico, é traduzido como mulher trabalhadora. Por isso, a junção com Maria representa “senhora que é ativa” ou “senhora trabalhadora”. Quem tem este nome também é chamada de Mamé.

3. MARIA ANTÔNIA: Há vários significados e origens atribuídos a Antônio. Do grego Anti-onios, significa ‘’que não se pode comprar”. Do latim Antistes, quer dizer ‘’chefe, a principal’'. Assim, Maria Antônia pode ser interpretado como “senhora valiosa”, “senhora sem preço” ou ainda “senhora principal”.

4. MARIA APARECIDA: Associado à Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil, cuja imagem teria sido encontrada por pescadores no interior de São Paulo em 1717. O nome designa “a que surgiu”. Dessa forma, Maria Aparecida pode ser interpretado como “senhora soberana que apareceu”.

5. MARIA CAROLINA: O nome Carolina designa “mulher do povo”, originário do germânico Karl. Maria Carolina pode carregar o significado de “senhora soberana do povo”.

6. MARIA CECÍLIA: Cecília possui vários significados: no latim, quer dizer “cega”, mas também é associada à “sábia” e “guardiã dos músicos”. Assim, Maria Cecília pode ser interpretada como “senhora cega”, “senhora sábia” ou até “senhora guardiã dos músicos”. Foi um dos nomes mais registrados em 2022.

7. MARIA CLARA: O nome Clara, traduzido como “brilhante’, “ilustre” ou “claro”, do latim. Dessa forma, pode ser interpretado como “senhora brilhante” ou “senhora ilustre”. É outro nome que esteve entre os mais escolhidos do ano passado.

8. MARIA CLÁUDIA: Versão feminina de Cláudio, o nome Cláudia é originário do latim Claudius, que quer dizer “a que anda com dificuldade”. Assim, a junção de Maria e Claúdia significa “senhora soberana que anda com dificuldade”.

9. MARIA CRISTINA: A origem de Cristina está em Christianus, que designa “seguidora de Cristo” ou “cristão” em latim. Dessa forma, Maria Cristina pode ser traduzido como “senhora soberana cristã”. Um apelido comum associado ao nome é Macris.

10. MARIA EDUARDA: Com origem no germânico, Eduarda vem de Hadaward, composto pela junção dos termos ead, que significa “riqueza, bens”, e ward, que quer dizer “guarda, guardião”. Assim, Eduarda pode ser interpretado como “guardiã das riquezas” ou “protetora das riquezas”. A junção de Maria e Eduarda, é traduzido como “senhora guardiã” ou “senhora protetora”. Quem tem este nome é carinhosamente apelidado de Madu.

11. MARIA ELIZA: Variação de Elisabete, Eliza ou Elisa carrega o significado de “Deus dá”, “consagrada a Deus” ou ainda “Deus é abundância”, em hebraico. Por isso, Maria Eliza pode ser interpretado como “senhora soberana consagrada a Deus”.

12. MARIA EUGÊNIA: Feminino de Eugênio, o nome Eugênia corresponde a “bem-nascida” ou “nobre”, originário do grego eugenios. Dessa forma, Maria Eugênia quer dizer “senhora bem nascida” ou “senhora nobre”. Um apelido associado a este nome é Magê.

13. MARIA DE FÁTIMA: Nome da filha do profeta Maomé, Fátima vem do árabe e quer dizer “donzela” ou “jovem”. Alguns autores dizem que significa também “a que deixou de mamar”. No Brasil, ficou popular por causa da devoção à Nossa Senhora de Fátima. Por isso, é mais usado no composto Maria de Fátima. Uma possível tradução de Maria de Fátima é “senhora soberana que desmama os seus filhos”.

14. MARIA FERNANDA: Feminino de Fernando, Fernanda vem do germânico Fredenandus, de frad, traduzido como “inteligente”, com o sufixo nand, que quer dizer “ousada” ou “corajosa”. Assim, Maria Fernanda pode carregar o significado “senhora inteligente”, “senhora ousada” ou “senhora corajosa”. Um apelido meigo deste nome é Mafê.

15. MARIA FLOR: O nome Flor tem origem latina e está associado à beleza e à perfeição espiritual. Dessa forma, Maria Flor pode ser traduzido como “senhora bela” ou ainda “senhora pura”. É um nome que tem ganhado muita popularidade, especialmente em 2022.

16. MARIA HELENA: Originário do grego Hélene, Helena significa “raio de sol”, tocha, originário do grego Heléne. Por extensão, pode ser interpretado como “reluzente” e reflete esperança e virtude. Segundo a mitologia, Helena de Tróia foi a mulher mais bonita do mundo, e seus atos levaram à Guerra de Tróia. Maria Helena, assim, pode designar “senhora reluzente”.

17. MARIA INÊS: Variação de Agnes, Inês vem do grego hagne, que quer dizer “pura”. Dessa maneira, Maria Inês carrega o significado de “soberana pura” ou “senhora pura”.

18. MARIA ISABEL: O nome Isabel significa “casta” ou “pura”, originário do hebraico Izebel. Outra possível interpretação relaciona este nome à Baal (deus babilônico), traduzindo-o como “filha de Baal”. A junção de Maria e Isabel pode ser interpretado como “senhora pura”, “senhora casta” ou ainda “soberana filha de Baal”.

19. MARIA JULIA: Julia é originário do latim Julius, nome de uma importante família da Roma Antiga, que dizia ser descendente de Júpiter, deus supremo na mitologia romana. Também existem autores que associam ao latim Julius, derivado do grego Ioulos, que, por extensão, significa jovem. Por isso, Maria Julia pode ser traduzido como “soberana descendente de Júpiter” ou “senhora soberana jovem”. Quem tem este nome normalmente ganha o apelido de Maju. Uma personalidade com este nome é a jornalista Maju Coutinho.

20. MARIA LÚCIA: Feminino de Lúcio, Lúcia vem do latim Lucius, que vem de lux, que quer dizer “luz”. É traduzido, então, como “iluminada”. Maria Lúcia pode significar, portanto, “senhora iluminada” ou “soberana iluminada”. Um apelido associado a este nome é Malu.

21. MARIA LUÍSA: Do germânico, Luísa significa “guerreira famosa, célebre” ou “gloriosa nas batalhas”, formado por “hlod”, glória, e “wig”, guerreira. Alguns autores associam ao germânico Allwisa, isto é, “sábio eminente” ou “muito prudente”. Assim, Maria Luísa quer dizer “soberana guerreira gloriosa” ou “senhora sábia”. Quem tem este nome também costuma ser carinhosamente chamada de Malu.

22. MARIA PAULA: Feminino de Paulo, o nome Paula significa pequena, originário do latim Paulus. Maria Paula, dessa forma, pode ser interpretado como “pequena senhora”.

23. MARIA RITA: De origem italiana, Rita é a redução de Margarida, que, por sua vez, quer dizer pérola, além de ser o nome de uma flor. Pérola é associada à simbologia de luz e pureza. Por isso, a junção de Maria e Rita pode ser traduzido como “senhora pura e iluminada”. Uma personalidade com este nome é a cantora Maria Rita, filha de Elis Regina e César Camargo Mariano.

24. MARIA TERESA: De origem incerta, Teresa possivelmente vem do grego theros (“verão”) ou de therizo (“colher”). Outra hipótese é Thirasia, nome de uma das ilhas do arquipélago de Santorini, na Grécia, que significa “animal selvagem”. No Brasil, o nome também é usado no diminutivo por causa da devoção à Santa Teresinha do M Jesus, que é uma das santas mais populares da história da igreja católica. Maria Teresa, então, pode significar “senhora soberana natural de Thirasia”.

25. MARIA VITÓRIA: Vitória é originário de “Victorius”, nome de uma família da Roma Antiga, cuja origem é “victor” e significa vitorioso. Assim, carrega o sentido de triunfo, sucesso e êxito. Na mitologia romana, é o nome da deusa da vitória, que era muito venerada. Dessa forma, Maria Vitória quer dizer “soberana vitoriosa”. Um apelido associado a este nome é Mavi.

· · ·

+ NOMES DE BEBÊ:

Nomes de bebê: esses nomes foram sucesso nos anos 80, mas nunca saem de moda

Nomes de bebê: se inspire com esses lindos nomes de borboletas para o seu bebê

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO