As plantas exercem um papel fundamental nas nossas vidas e não estamos falando da renovação do ar, pelas quais elas são responsáveis. As plantas nos ajudam com a nossa saúde mental, a trazer mais aconchego para o nosso lar e também boas energias para a casa.
ANÚNCIO
Mas é preciso escolher as espécies certas e saber os locais mais adequados para colocar cada uma delas, assim elas podem ajudar na circulação das boas energias e expulsar qualquer aspecto negativo que esteja pairando no ambiente.
O papel das plantas na energia da casa
Algumas plantas são conhecidas, há muito tempo por conta das sabedorias populares, por seus poderes purificantes e energéticos, como a pimenteira e a arruda, por exemplo. Não sabemos ao certo quando elas começaram a ser aplicadas para esses fins, mas acreditamos nos seus poderes de proteção da casa e harmonização de ambientes.
As plantas são seres fundamentais para a manutenção da vida na Terra e, como todo ser vivo, emanam energia para o espaço onde estão. Dessa forma, algumas delas são capazes de intervir nas vibrações do local, atuando como verdadeiros filtros energéticos, promovendo bem-estar e afastando a negatividade.
Essa capacidade de transmutação propicia o equilíbrio mental, emocional e espiritual, além de aumentar a sensação de prazer e de aconchego dentro de casa. Mantê-las saudáveis e vigorosas traz confiança, otimismo e valorização pessoal — e, claro, se você estiver com boa autoestima, bem consigo mesma, atrairá mais prosperidade para todas as esferas da sua vida.
Fora isso, a jardinagem é uma prática muito relaxante e terapêutica, ótima para aliviar o estresse da rotina e até ajudar em questões relacionadas à saúde mental.
As melhores plantas para energizar o ambiente
Existem diversas espécies de plantas que ajudam a harmonizar a casa, mas algumas são frequentemente lembradas por serem muito poderosas.
ANÚNCIO
Árvore-da-felicidade
Nas floriculturas, é bastante comum encontrarmos mudinhas de “árvore-da-felicidade macho” e “árvore-da-felicidade fêmea” plantadas no mesmo vaso, já que elas crescem bem juntas. Contudo, essa distinção não faz sentido, já que elas não são nem da mesma espécie.
A Polyscias guilfoylei é a que as pessoas chamam de masculina, e a Polyscias fruticosa a feminina. Juntas, elas simbolizam a harmonia e a união do casal e fortalecem os vínculos amorosos. É a energia do amor e da felicidade que será trabalhada por esse par.
Segundo a sabedoria oriental, para receber as dádivas dessas plantas, elas devem ser ganhadas como presentes. Elas gostam de sol pleno, mas vão muito bem em ambientes bem-iluminados ou com luz difusa. O solo deve ser drenável e úmido, mas não encharcado. Se você as cultivar no mesmo vaso, a dica é adubar com frequência.
Arruda
Muito conhecida por afastar mau-olhado, a arruda é muito importante na energização da casa. Para deixar você e a sua família bem longe da inveja alheia, considere ter uma plantinha dessas no ambiente. Ela atua limpando as más energias e fornecendo boas vibrações para todos.
A arruda também atrai sucesso e amor e traz clareza para os pensamentos. O seu cheiro é bem característico, o que ajuda a afastar insetos e roedores. Diz-se até que ela murcha ou morre depois de receber a visita de uma pessoa com más intenções. Mantenha-a sob sol pleno, com solo leve e drenável. Depois de estabelecida, aguenta períodos de estiagem, mas cuide para irrigá-la com periodicidade.
Espada-de-São-Jorge
Mais uma plantas muito conhecida por energizar o ambiente, a espada-de-São-Jorge, suas folhas pontiagudas, em forma de lança, simbolizam a luta e a proteção. Elas retêm a inveja e as energias negativas, cuidando de toda a sua família.
Além disso, a planta favorece a limpeza espiritual e traz coragem para os moradores enfrentarem seus problemas. De acordo com as crenças populares, esta planta deve ser colocada nas entradas da casa. É uma folhagem bastante resistente e pouco exigente quanto à fertilidade do solo.
Cultive-a sob sol pleno ou à meia sombra. As regas devem ser pouco frequentes, porém abundantes. Lembre-se de que o solo também deve ser drenável.
Alecrim
Outro famoso pela sua fragrância característica, o alecrim é o amor em todos os seus aspectos. Está se sentindo cansada, triste, amuada? Passe um pano embebido com chá de alecrim pela casa ou jogue sobre o corpo (do pescoço para baixo) depois do banho — é a planta que vibra na alegria.
Diz-se que é a erva que proporciona a cura para as mazelas da alma e, também, do corpo físico. Estimula as atividades mentais, aumentando o ânimo e a vitalidade dos moradores da casa. Você pode usá-la na culinária, como tempero, ou curti-la como chá. Além disso, se cultivada em locais com boa circulação de ar, vai inundar o ambiente com seu cheirinho suave.
De origem mediterrânea, o alecrim precisa de bastante sol para crescer bem. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado.
Pimenteira
Já citada aqui no início, a pimenteira é outra poderosa quando o assunto é afastar pensamentos negativos e energias ruins das pessoas, como a inveja. Por isso, muita gente coloca um vasinho na entrada da casa, mas é preciso bater sol ou ter bastante luminosidade.
As variedades atuais de pimenteiras foram selecionadas para produzirem muitos frutos em pouco tempo, porém, depois do primeiro ano, elas perdem o vigor e a beleza. Assim que a sua planta começar a secar, substitua-a por uma nova para energizar o ambiente de novo.
Recomenda-se o raleio de flores e a colheita das pimentas maduras. Aproveite-as para encorpar os seus pratos culinários também!
Outras plantas para energizar a casa
Como dissemos, existe uma ampla variedade de plantas que transmutam energia, atraindo prosperidade, alegria e boas vibrações para o ambiente em que são cultivadas. Além dessas que trouxemos aqui, você pode incrementar a sua urban jungle com as seguintes:
- guiné — amansa os ânimos;
- clorofito — purifica o ar;
- jasmim – favorece e fortalece o romance;
- cacto – corta a inveja e a energia negativa de pessoas mal-intencionadas;
- comigo-ninguém-pode — protege a casa e promove o equilíbrio de energias;
- manjericão — atrai prosperidade no trabalho;
- lírio-da-paz — promove a socialização, o amor e a prosperidade;
- lavanda — proporciona relaxamento, proteção e limpeza;
- crisântemo — transforma a atmosfera do lar, reduzindo conflitos;
- hortelã — afasta o mal-estar espiritual e atrai prosperidade.
Cultivar jardins dentro de casa é uma forma de ter mais contato com a natureza, o que nos traz paz de espírito e serenidade, atributos tão necessários na rotina conturbada e atarefada dos dias atuais. Tenha sempre por perto as plantas para energizar o ambiente para que você fique longe das más vibrações e seja cercada de inspiração e bem-estar.
· · ·
+ PLANTAS E DECORAÇÃO:
Como atrair boa sorte e fortuna: truques, plantas e coisas que você deve ter em casa
As plantas que vão te ajudar a limpar o ar e eliminar o mau cheiro da sua casa
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.