Se sofre ou já sofreu com a umidade excessiva na sua casa, especialmente no banheiro, sabe do que estamos falando. Quando o vapor de água se concentra em ambientes com pouca ventilação de ar, como costuma acontecer nesses cômodos, logo ele aparece: o mofo.
Todos os bolores são um conjunto de micélios que aparecem, dependendo da espécie, de formas diferentes e em cores diferentes como vermelho, preto, azul, verde e cinza. Quando o mofo se forma em casa, é porque o ambiente não é bem ventilado e, portanto, tem sérios problemas de ventilação e isolamento de umidade.
Para evitar que o mofo se torne um problema grave em sua casa e, sobretudo, para a sua saúde, sugerimos três plantas que pode ter em casa e que o ajudarão a limitar os danos.
Contra o mofo, coloque essas plantas em toda a casa
O mofo pode causar sérios problemas de saúde, como asma, alergias, irritação, inflamação, erupções cutâneas e problemas respiratórios. Para sanar esse problema, é preciso colocar essas plantas por toda a casa, até mesmo no banheiro, o que vai reter a umidade e reduzir o mofo nas paredes.
Três plantas contra umidade:
Aspargos: perfeitos quando colocados no banheiro. Esta é uma planta perene, tem uma forma muito estranha, macia e muito espessa. Ele se sai muito bem entre 25° e 7°, alguns graus a menos podem matá-lo. Gosta de luz filtrada e não direta, talvez colocando-a atrás de uma janela.
Begônia: muito colorida e viva. Também neste caso temos uma planta perene, perfeita em todos os cômodos da casa, mas é preciso ter cuidado para não deixá-la exposta ao frio e às geadas. Gosta de temperaturas mais ou menos constantes e detesta as que são muito frias. Você pode colocá-lo em qualquer lugar, até mesmo na cozinha.
Aspidistra: é uma planta que vai te ajudar a absorver toda a umidade da sua casa, ela sobrevive mesmo quando é esquecida, então se você não tem muito tempo para lidar com plantas ela é perfeita para você. Adora umidade e luz refletida.
Os perigos do mofo em sua casa
Esporos de mofo inalados ou ingeridos produzem efeitos nocivos à saúde das pessoas, especialmente as mais vulneráveis: bebês e idosos, pessoas com asma e alergias, pessoas com câncer em tratamento quimioterápico, pessoas que receberam um órgão transplantado e, finalmente, todos aqueles que, por qualquer motivo, têm um sistema imunológico enfraquecido.
Sintomas de exposição ao mofo:
- Fadiga crônica, febre ou dor de cabeça;
- Olhos irritados;
- Membranas mucosas irritadas da boca, nariz e garganta;
- Tosse e espirros crônicos;
- Erupções cutâneas
Em casos graves de exposição ou casos exacerbados por uma reação alérgica, seus sintomas podem ser extremos, incluindo náuseas, vômitos e sangramento nos pulmões e nariz.
· · ·
+ PLANTAS E DECORAÇÃO:
Espada de São Jorge: tudo o que você precisa saber sobre a planta que atrai sorte e prosperidade
As plantas que vão melhorar (e piorar) a sua energia segundo o Feng Shui
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.