A flacidez é normalmente caracterizada pela perda de tonicidade da pele e dos músculos, por causa da redução da presença de elastina e colágeno. Uma das principais causas deste problema é a genética e também o envelhecimento natural da pele.
Ainda que o surgimento da flacidez seja um processo inevitável do corpo humano, existem algumas maneiras de preveni-la, como por exemplo, realizando procedimentos estéticos, utilizando certos tipos de produtos, praticando exercícios físicos regularmente e se alimentando corretamente.
Quando falamos de alimentação para ajudar a prevenir a flacidez, há diversos tipos de alimentos que podem ser incluídos na dieta diária. Sendo assim, que tal conhecer alguns deles? Confira alguns a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:
1. Oleaginosas
Pistache, avelãs e amêndoas, por exemplo, possuem ácidos graxos benéficos que são responsáveis, entre outras coisas, por recuperar a tonicidade da pele e retardar a oxidação das células. Por outro lado, as nozes deixam a derme mais elástica e melhoram os resultados dos treinos.
2. Frutos cítricos
A toranja e a laranja, por exemplo, devem ser consumidas com frequência se o seu desejo for diminuir a flacidez. Os cítricos possuem uma enorme quantidade de vitamina C, permitindo a produção de colágeno. Eles contém também proteínas fundamentais para que a pele não desenvolva rugas e tenha mais firmeza.
3. Pepino
O pepino é composto por 96% de água, por isso, hidrata o corpo. Além do mais, fornece enzimas para cuidar dos vasos sanguíneos e tecidos. Pode-se utilizá-lo externamente também através de uma máscara que não apenas diminuirá a flacidez, mas fornecerá hidratação a derme.
4. Cenoura
A flacidez facial fica visível a partir dos 45 anos de idade. Entretanto, ela pode surgir antes se, por exemplo, você se expor muito a luz solar. Uma excelente forma de reverter isto é consumir cenoura crua. Ela possui uma grande quantidade de betacaroteno, nutriente que promove a produção de colágeno e elastina.
5. Azeitona
A azeitona é um alimento bastante nutritivo, que fornece ácidos graxos ômega 3 e 6, além de ter a capacidade de reparar tecidos e melhorar a saúde da derme. Sua vitamina A também serve para diminuir a flacidez.
6. Azeite
O consumo de azeite favorece não apenas a saúde geral, mas também a estética. Ele colabora com ácidos graxos de boa qualidade que favorecem a regeneração de tecidos e células, retardando o envelhecimento.
7. Maçã
A casca da maçã possui ácido ursulcólico, que está envolvido no crescimento de músculos, reparação tecidual e na formação de elastina e colágeno. Desta forma, é uma grande aliada contra a flacidez. Ela quase não contém calorias, tem muita água e oferece saciedade.
8. Leguminosas
Adicione grão de bico, feijão ou lentilhas, por exemplo, à sua dieta diária. Todas as leguminosas fornecem minerais, ácido fólico e ferro. Se estiver exercitando os músculos, estes alimentos para prevenir a flacidez dão mais força e resistência para completar o treino.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.