A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. Significa ter crescendo dentro de você a pessoa mais importante de sua vida, alguém que irá proporcionar alegria para os seus dias, e que você protegerá e amará incondicionalmente.
No entanto, ainda que estar grávida seja um momento mágico, existem alguns pontos desagradáveis que a maioria das mulheres vivenciam como as instabilidades emocionais, a mudança de peso, dores no corpo, enjoos, entre outros.
Após o nascimento do bebê, mais obstáculos podem surgir, como por exemplo, a flacidez abdominal. Ela é bastante comum já que, a pele da barriga sofre distensão.
Entretanto, ainda que seguir a recomendação médica seja fundamental, existem dicas que podem ajudar as mamães a voltarem para a figura de antes. Sendo assim, que tal conhecer algumas delas? Veja 8 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:
1. Beber muita água
Uma das causas principais da flacidez abdominal pós-parto é a retenção de líquidos. Portanto, beber pelo menos 2 litros de água por dia reduz o inchaço da barriga.
2. Fazer caminhada
Caminhar, até mesmo dentro de casa, por pelo menos 20 minutos, pode ajudar a controlar a retenção de líquidos tanto no abdômen como nas pernas, por exemplo. Com o passar do tempo, na medida do possível, mude para corrida ou qualquer outra dinâmica aeróbica.
3. Hidratar a pele
O abdômen pós-parto necessita de hidratação intensa para tonificar os músculos. Cremes e óleos favorecem a reestruturação da pele. Loções com óleos de jojoba, argan, karité e amêndoas doces, por exemplo, são alternativas para reafirmar o excesso de pele.
4. Ter uma alimentação saudável
A alimentação durante e após a gestação deve ser equilibrada e saudável, já que previne a retenção de líquidos e estimula os músculos. Por isso, é importante incluir no cardápio frutas, cereais, alimentos que possuam ômega-3 e vegetais de folhas verdes.
5. Amamentar
A amamentação colabora para o processo de recuperação do corpo. De acordo com o Guia de Cuidados Para Recém-Nascidos da Johnson’s, quando uma mulher amamenta, o bebê extrai eletrólitos e substâncias nutritivas por meio do leite materno, fazendo com que a mãe emagreça. Ao perder peso desta forma natural, acelera-se a redução do volume abdominal.
6. Fazer yoga
As disciplinas que envolvem respiração profunda e o abdômen, são opções perfeitas para liberar estresse, corrigir posições e modelar o corpo. O yoga e o pilates se destacam entre as alternativas e mescla-los com alguns exercícios aeróbicos pode ser ainda melhor.
7. Realizar abdominal hipopressivo
Os abdominais hipopressivos baseiam-se na prática rítmica de posturas distintas e apneias respiratórias para recuperar as condições do assoalho pélvico e do abdômen.
8. Técnica Tupler
A técnica ‘Tupler’ firma o abdômen se estiver relacionado a um diagnostico de diástase. Corresponde em rotinas que misturam respirações profundas e movimentos para contrair e elevar os músculos transversais da região. De acordo com a criadora do método, Julia Tupler, a repetição dos exercícios deve ser feita diversas vezes ao dia.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.