O estresse é algo bastante presente no dia a dia da maioria das pessoas. Seja pela pressão no trabalho, problemas financeiros, familiares e de relacionamento, doenças, entre outras coisas. Quando acontece em excesso, o estresse pode desencadear até mesmo quadros de ansiedade e depressão.
No entanto, existem diversas maneiras de diminuir o estresse diário, como por exemplo, procurar ajuda profissional, praticar exercícios físicos regularmente, se alimentar bem e até mesmo ouvir certos estilos de música. Este último, quando escolhido corretamente, tem o poder de relaxar e fazer esquecer um pouco dos problemas.
Sendo assim, que tal conhecer alguns estilos musicais que podem te ajudar a relaxar e dizer adeus ao estresse? Confira 4 a seguir, extraídos do portal Nueva Mujer (texto em espanhol):
1. Clássico
O gênero clássico é o favorito quando se trata de aliviar a tensão e desacelerar o ritmo. Foi demonstrado que a música ideal para acalmar os sentidos deve ter um andamento (duração de cada nota musical) de 60 a 80 batidas por minuto, assim como a frequência cardíaca de uma pessoa em estado normal. Alguns dos muitos compositores cujas melodias cativam gerações são Mozart, Beethoven, Bach, entre outros.
2. Instrumental
A música instrumental é uma harmonia total entre sua delicada melodia e os sentidos. Ao ouvir alguma destas peças, a respiração automaticamente se acalma. Neste estilo musical, os protagonistas são as harmonias dos instrumentos, sem nenhum tipo de letra ou refrão. Os melhores instrumentais são aqueles em que os instrumentos como cordas ou a flauta são os protagonistas.
3. Música lounge
Este estilo musical é caracterizado pela mistura de ritmos sem exageros na instrumentação. Serve também para outros gêneros sonoros como bossa nova, música étnica, eletrônica e jazz.
4. Chill Out
Isto se traduz literalmente com ‘relaxar’. É baseado em gêneros mais modernos como techno e house, principais expoentes da música eletrônica, apenas com um ritmo suave e harmônico com toques experimentais.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.