A autossabotagem é um comportamento involuntário e bastante comum na vida de muita gente. Ela é caracterizada normalmente quando uma pessoa apresenta uma série de atitudes em que cria problemas e empecilhos que a impedem de atingir suas metas e objetivos.
Este comportamento pode surgir em uma ou diversas áreas da vida, podendo ser nos relacionamentos amorosos, no trabalho ou na família, por exemplo. Por isso, ao menor sinal de autossabotagem, é importante buscar maneiras de parar, como fazendo terapia e trabalhando na autoestima.
Por isso, a seguir, apresentamos alguns sinais de autossabotagem, de acordo com o portal Nueva Mujer (texto em espanhol), que você deve ficar atenta para não replicar. Confira:
1. Desculpas frequentes
As pessoas que se autossabotam costumam dar desculpas para cada uma das etapas que devem seguir. Elas só conseguem enxergar o lado negativo de todas as situações da vida e os obstáculos parecem completamente impossíveis. É desta forma que estas pessoas não encontram tempo para fazer certas coisas, como por exemplo, seguir em frente em um projeto.
2. Procrastinação
A procrastinação refere-se a deixar tudo para depois, adiar todas as tarefas e concentrar a energia em atividades que não são essenciais. Ainda que todo mundo já tenha procrastinado em algum momento da vida, quando isto acontece com frequência, pode haver um motivo mais delicado do que o fato de não gostar daquela tarefa.
3. Perfeccionismo
É completamente válido que você busque um bom resultado em seus trabalhos e projetos na vida. No entanto, sentir que algo nunca está finalizado pode ser um sinal que deva ficar atenta. As pessoas perfeccionistas jamais conseguem concluir um projeto por causa da ideia de que ele não está bom o suficiente para ser terminado.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.