Estar em um relacionamento sério é uma das coisas mais deliciosas desta vida. Significa partilhar os momentos de alegria e tristeza da vida ao lado de uma pessoa que você escolheu amar incondicionalmente, cuidar, zelar e respeitar.
Entretanto, mesmo que a vontade de todos os casais seja permanecer ‘juntos para sempre’, existem alguns empecilhos que podem surgir no meio do caminho e impedir que isto aconteça, como por exemplo, atitudes do seu parceiro que não tornam o relacionamento saudável e te deprimem.
É fundamental estar atenta para que, ao menor sinal de que o seu relacionamento esteja lhe deixando deprimida, você pule fora e busque ajuda. Sendo assim, que tal descobrir alguns deles para começar a analisar? Confira 10 a seguir, de acordo com o portal SELF (texto em inglês):
1. Você se sente dominada
A depressão pode estar começando quando você se sente menor e também menos importante do que a pessoa que está ao seu lado. No entanto, nem sempre essas diferenças de poder podem criar uma depressão. Por exemplo, quando um pai tem mais poder na relação ‘pai e filho’, é importante. Desde que ele use isto de forma saudável e para nutrir esta relação. Nos relacionamentos amorosos, o poder compartilhado é mais saudável.
2. Você se sente criticada
O feedback, quando vem de maneira construtiva, não é um problema. Ele te permite saber de forma gentil que alguma atitude sua foi problemática. Por outro lado, as palavras críticas e um tom de voz crítico, tornam a crítica controversa e contestável.
3. Ele lhe diz o que fazer
Quando a pessoa que está ao seu lado tem uma atitude mandona, isso pode ser desmoralizante. Até mesmo um pedido simples, como ‘pegue um copo de água para mim, amor’, pode provocar irritação ou depressão no receptor. Ninguém gosta que lhe digam o que fazer. O melhor sempre é perguntar. Os pedidos permitem ‘sim ou não’ como resposta.
4. Ele tenta te controlar
Quando seu parceiro quer ditar o que você deve fazer com o seu tempo, com as suas finanças, suas escolhas de amizade ou família, isso provavelmente abrirá portas para sentimentos de depressão. A depressão pode ser uma desordem de poder. Quando esta pessoa tira seu poder de tomar suas próprias decisões ou quer tomá-las em conjunto, a depressão pode estar próxima.
5. Ele sempre está certo
Tudo bem quando seu parceiro está certo sobre algo, desde que não imponha estar certo em todo o tempo. Se ele estar certo significa que não há espaço para admitir erros, isto é um problema.
6. Tudo é do jeito dele
Nos relacionamentos saudáveis, as preocupações de ambos são importantes. Se a sua voz parece não importar nunca, você corre o risco de se sentir impotente.
7. Ele está deprimido
A depressão pode ser “contagiosa”. Quando uma pessoa está deprimida, ela inclina-se a ver o mundo, inclusive a pessoa que está ao seu lado, com olhos diferentes. Caso você adote esta visão, também afundará emocionalmente.
8. Ele está sempre irritado
O sentimento de raiva tende a ampliar energia negativa tóxica e, esta toxicidade, pode induzir a depressão na pessoa receptora. Para quem está como espectador, este é um sentimento perturbador de se testemunhar.
9. Ele é abusivo
O abuso pode ser caracterizado de diversas formas, entre elas, na atitude crítica e controladora de alguém. Como por exemplo, verbalmente com xingamentos ou fisicamente com empurrões, jogando objetos ou batendo nas coisas.
Todas essas atitudes são incompatíveis com um relacionamento amoroso. Ferir alguém é o oposto de amá-la, nutrir a relação e ser íntimo. Qualquer forma de apreciação contribui para bons sentimentos e qualquer forma de colocar você para baixo, pode gerar depressão.
10. Ele não faz a parte dele
É admirável estar ao lado de alguém que assume um papel ativo no projeto ’viver e amar juntos’. Como por exemplo, quando seu parceiro faz o café da manhã ou ajuda nas tarefas de casa. No entanto, quando isto não acontece, é passivamente provocativo e pode lhe causar raiva e irritação, além de fazê-la concluir que não está conseguindo um parceiro completamente adulto.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.