Saúde e Bem-estar

Quanto tempo o álcool fica no seu sistema? Isso depende de vários fatores

Fatores como peso, idade alimentação e até medicamentos podem influenciar em quanto tempo o seu corpo demora para eliminar o álcool

Quanto tempo o álcool fica no seu sistema?
Quanto tempo o álcool fica no seu sistema? (Foto: Reprodução/Pexels)

O álcool é a substância mais bem aceita socialmente para o consumo em diversas ocasiões. No entanto, devemos ficar atentos a diferentes fatores em relação a isso, como o agravamento de problemas de saúde e até dependência.

ANÚNCIO

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) mostra que 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, sendo que 17,2% delas declararam aumento do consumo durante a pandemia de Covid-19, associado a quadros de ansiedade graves por conta do isolamento social, segundo esta matéria publicada pela CNN Brasil.

Mas você sabe quanto tempo o álcool fica em nosso organismo? De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo (NIAAA), dos Estados Unidos, uma série de fatores contribui para quanto tempo o álcool permanece em seu sistema. A má compreensão desses fatores torna difícil dizer se você está consumindo bebidas alcoólicas de maneira segura.

Quanto tempo o álcool fica no seu sistema?

Healthline.com diz quanto tempo o álcool permanece em seu sistema depende da idade, peso, se você comeu recentemente, medicamentos, doença hepática e o tempo entre as bebidas. Um copo de cerveja, por exemplo, pode permanecer no sistema de uma pessoa por mais tempo do que no de outra pessoa com peso diferente.

A capacidade de metabolizar o álcool diminui com a idade, diz health.clevelandclinic.org. O álcool terá efeitos intensificados naqueles com pesos mais baixos e tamanhos corporais menores. Se você estiver bebendo com o estômago vazio, os efeitos do álcool podem ser intensificados.

Diferentes medicamentos podem ter efeitos colaterais perigosos quando combinados com álcool. Quaisquer condições hepáticas presentes podem prejudicar sua capacidade de lidar com o álcool e processá-lo.

O consumo excessivo de álcool em um curto período também aumentará os efeitos do álcool, tudo de acordo com health.clevelandclinic.org e healthline.com.

ANÚNCIO

Estima-se que uma dose de destilado (como a vodka, por exemplo) seja metabolizada em uma hora, meio litro de cerveja em duas, uma taça de vinho em três e várias bebidas podem levar várias horas, de acordo com healthline.com.

O NIAAA estima que uma bebida seria metabolizada e estaria fora do seu sistema após três horas, duas bebidas após pouco mais de quatro horas, três bebidas em seis horas e quatro bebidas em sete. O NIAAA continua afirmando que isso depende, novamente, dos fatores acima.

Quanto tempo outras substâncias permanecem em seu sistema?

De acordo com medicalnewstoday.com, os fumantes de maconha pela primeira vez podem ter maconha detectada em seu sistema dentro de três dias, enquanto fumantes regulares de três a quatro vezes por semana podem ter a substância detectada dentro de cinco a sete dias. Aqueles que fumam maconha diariamente podem detectá-la por até 30 dias.

WebMD.com diz que a nicotina pode ser encontrada no sangue dentro de um a três dias, na saliva por até quatro dias e no cabelo por até 12 meses.

· · ·

+ SAÚDE:

Carnaval e álcool: veja 3 dicas para aproveitar a festa com segurança

Bebida alcoólica: veja 3 pontos-chaves do caminho e da ação do álcool no corpo

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias