Saúde e Bem-estar

Exaustão mental: Conheça algumas dicas simples de como combatê-la

É recomendável descobrir os aspectos do trabalho ou da rotina em que você encontre uma verdadeira paixão e incorporar no dia a dia

Mulher com as mãos na cabeça
Reprodução/Pexels (pexels.com)

A exaustão mental, também conhecida como cansaço mental, é um estado onde o cérebro esgota a energia destinada às atividades básicas do dia a dia. Ela pode ser causada pela sobrecarga profissional, por causa do excesso de trabalho, preocupações demasiadas, cobranças exageradas, entre outras razões.

ANÚNCIO

Ultimamente, muitas pessoas se encontram em um quadro de exaustão mental e não sabem o que fazer. No entanto, com alguns exercícios simples é possível combater este esgotamento e, consequentemente, ter mais energia para realizar as tarefas diárias. Sendo assim, que tal conhecer algumas dicas simples para isto? Confira 4 a seguir, extraídas do portal Melhor Com Saúde:

1. Analise suas vitórias baseada no esforço, não nos resultados

O esforço demasiado é uma das principais causas da exaustão mental. Em muitos casos, isto acontece porque as pessoas são educadas para contar suas vitórias com base nos resultados. Quer dizer que, não importa o que você conquista ou o quanto tenta, se a grande meta não for alcançada, a situação ficará marcada como um fracasso.

No entanto, nem todas as vezes é bom focar apenas no objetivo final. Inúmeros profissionais aconselham estabelecer pequenas metas e basear a motivação no esforço e na perseverança que se coloca para atingir os primeiros.

2. Coloque paixão e diminua responsabilidades

O dia a dia, em diversas ocasiões, se torna uma rotina em que você vive para trabalhar e não o contrário. Grandes responsabilidades podem ser conseguidas, que em muitos casos servem como motivação pessoal. Entretanto, se não tiver paixão, no final o esforço acaba sendo desperdiçado.

Por isso, é recomendável descobrir os aspectos do trabalho ou da rotina em que você encontre uma verdadeira paixão e incorporar no dia a dia. Especialistas indicam a adoção de um hobby que seja verdadeiramente motivador e agradável.

3. Consuma a quantidade correta de proteína

Consumir calorias ou açúcar em excesso, às vezes, é contraproducente. Ao invés disso, é aconselhável consumir alimentos naturais. Os mais benéficos são aqueles que não possuem aditivos e também é bom aprender a limitar a quantidade de sal que é consumida regularmente.

ANÚNCIO

É importante eliminar também os açúcares processados, embora seja uma prática complicada, já que o açúcar é um dos componentes mais comuns em quase todas as refeições.

Por isso, o primeiro passo é ler os rótulos das comidas e bebidas. Assim, você poderá aprender a diferenciar quais alimentos são mais naturais e quais possuem uma maior quantidade de aditivos.

4. Tenha bons hábitos de sono

Profissionais costumam recomendar a manutenção de rotinas de sono rígidas para obter melhores resultados. Dormir uma certa quantidade de horas é muito importante. Tanto as crianças como os adultos precisam de uma rotina de sono definida, pois isto permite que a mente saiba quando descansar e reduz a exaustão mental.

Normalmente, é recomendado descansar por um período mínimo de 7 a 8 horas no caso dos adultos e 9 ou 10 no caso de crianças. Alterar horários ou dormir menos de 6 horas regularmente pode levar a problemas físicos e psicológicos.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/02/14/7-razoes-pelas-quais-voce-come-mesmo-quando-nao-esta-com-fome-segundo-especialistas/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/02/13/estes-sao-os-4-alimentos-que-voce-deve-evitar-se-e-mae-de-primeira-viagem-e-esta-amamentando/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias