Saúde e Bem-estar

Álcool e drogas no Carnaval: veja alguns cuidados que você ter com o uso de substâncias para ficar segura

As festas de Carnaval acabam se tornando um local bastante propício para o uso de algumas substâncias; veja algumas dicas para reduzir danos

ANÚNCIO

A gente sabe que as festas de Carnaval, são um lugar onde as pessoas costumam consumir uma grande quantidade de álcool e até outras drogas, sejam lícitas ou ilícitas.

É normal que a gente queira comemorar e liberar um pouco todo o estresse do ano nesses quatro dias, mas é importante lembrar da saúde para não sofrer as consequências disso nos outros dias.

Muito se fala hoje em dia, sobre a redução de danos para o consumo de drogas e bebidas. Os programas de redução de danos para drogas é um conjunto de estratégias que visa minimizar os danos causados pelo uso de diferentes drogas, sem necessariamente ter de se abster do seu uso.

Sendo assim, qual a melhor forma de consumir álcool e drogas visando a prevenção de danos? É sobre isso que vamos falar aqui:

Beba água

A dica parece simples, mas na verdade você deve ter em conta que tipo de droga você está consumindo antes de começar a beber água.

Uma conta do Twitter que divulga assuntos relacionados a educação sexual e redução de danos, @sentomesmo, preparou uma thread onde explica como o MD (nome popular do MDMA) atua no nosso corpo e como devemos nos hidratar após o seu consumo.

Segundo eles, a dica é beber água devagar, no máximo 1/2 copo a cada hora. Isso porquê, ingerir uma grande quantidade de água irá fazer com que seus níveis de sódio baixem de maneira muito rápida e drástica.

Eles aconselham ainda a tomar bebidas isotônicas ou tentar comer algo salgado para ajudar na manutenção dos níveis saudáveis de sódio. O MDMA também está presente no ecstasy ou “bala”.

Quando o assunto é álcool, é sempre bom lembrar de intercalar as doses de bebida com uma garrafinha de água. A bebida alcoólica tem apenas uma pequena parte de água, mas o organismo não entende a presença de tanto líquido, então aumenta a diurese.

Mas como não é água o que está sendo colocando para dentro, pode ocorrer desidratação, mas que não chegará a um quadro grave.

Tente não misturar

De maneira geral, é melhor não misturar substâncias, mas se isso acontecer, saiba que algumas interações podem ser prejudiciais ao seu organismo, tudo isso por conta de princípios ativos e efeitos que as drogas e o álcool tem no nosso corpo.

Não compre/use/aceite nada de estranhos

Existem muitos fornecedores de drogas por aí e no Carnaval o comércio de ambulantes também se intensifica, portanto, muito cuidado com quem você está adquirindo a sua droga e/ou bebida. Algumas pessoas podem te fornecer produtos adulterados.

Se perceber algo estranho em você, no gosto ou nos efeitos da substância, procure por pessoas que você confia e locais que ofereçam alguma segurança.

Nos blocos de rua, o calor pode castigar um pouco também, então procure por uma sombra, beba água devagar, coma algo e respire fundo.

· · ·

+ DROGAS E SAÚDE:

“Onde Está Meu Coração”: é possível a reabilitação e uma vida normal após o crack?

Quanto tempo o álcool fica no seu sistema? Isso depende de vários fatores

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO