Comportamento e Relacionamento

4 estilos de apego em relacionamento que você talvez não conhecia

O estilo de apego ansioso, por exemplo, é um tipo de apego inseguro marcado por um medo profundo de abandono

Casal abraçado
Reprodução/Pexels (pexels.com)

Relacionamentos amorosos são extraordinários. Significa que, dentre milhares de pessoas ao redor do mundo, você encontrou alguém para confiar os seus medos e inseguranças que mais ninguém conhece, além de partilhar os altos e baixos da vida.

ANÚNCIO

Em relacionamentos, as pessoas são muito diferentes uma das outras. Isto porque, existem aquelas mais desapegadas e outras pegajosas que precisam de validação constante. Segundo a teoria do apego, isto acontece pois pessoas diferentes possuem estilos diferentes de apego.

De acordo com Kelly Gonçalves para o portal MindBodyGreen, um estilo de apego é um padrão especifico de comportamento dentro e fora dos relacionamentos. Existem quatro estilos de apego adulto, por isso, que tal descobrir um pouco mais sobre eles? Confira a seguir:

1. Apego seguro

O estilo de apego seguro é aquele que se refere a capacidade de formar relações seguras e amorosas com os outros. Alguém com um estilo de apego seguro é capaz de confiar nos outros e ser confiável, amar e aceitar o amor e aproximar com relativa facilidade.

Além do mais, não têm medo de intimidade e não entram em pânico quando seus parceiros precisam de tempo ou espaço. Este estilo de apego é considerado o ideal saudável para os relacionamentos.

2. Apego ansioso

O estilo de apego ansioso é um tipo de apego inseguro marcado por um medo profundo de abandono. As pessoas com um estilo de apego ansioso tendem a ser bastante inseguras sobre suas relações, diversas vezes preocupadas com a possibilidade de seu parceiro deixá-las, sempre com fome de validação.

O apego ansioso está ligado a necessidade ou comportamento pegajoso e também é conhecido como apego ansioso-preocupado. Ele geralmente se linha com o estio de apego ansioso-ambivalente ou apego resistente-ansioso, observado entre as crianças. Cerca de 19% dos adultos possuem este tipo de apego, segundo pesquisa de Hazan e Shaver.

ANÚNCIO

3. Apego evitativo

Este estilo de apego é inseguro e marcado pelo medo da intimidade. As pessoas com um estilo de apego evitativo tendem a ter problemas para se aproximar dos outros ou confiar nas outras relações, pois, em última análise, não acreditam que suas necessidades possam ser atendidas.

Nos relacionamentos, as pessoas evitativas normalmente mantêm certa distância de seus parceiro ou estão emocionalmente indisponíveis. Elas podem até achar as relações sufocantes e evita-las completamente, preferindo ser independentes e confiar em si mesmas.

4. Apego medroso-evitativo (também conhecimento como desorganizado)

O estilo de apego medroso-evitativo é uma combinação dos estilos de apego ansioso e evitativo. As pessoas que o possuem anseiam desesperadamente por efeito e querem evitá-lo a todo custo. Elas relutam em desenvolver uma relação amoroso próxima, porém, ao mesmo tempo, sentem uma enorme necessidade de se sentirem amadas.

Este estilo de apego também é conhecido como apego desorganizado, pois os comportamentos de apego mostrados por estas pessoas podem parecer inconsistentes e oscilar entre os extremos de evitação e ansiedade.

No geral, o estilo de apego medroso-evitativo é relativamente raro e pouco pesquisado. No entanto, está ligado a riscos psicológicos e relacionais significativos, incluindo dificuldade em regular emoções, comportamento sexual intenso e maior risco de violência em seus relacionamentos.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/02/16/8-formas-de-saber-se-o-seu-relacionamento-esta-baseado-no-amor-ou-na-luxuria/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/02/15/estes-sao-os-7-tipos-de-quimica-de-relacionamento-que-voce-provavelmente-nao-conhecia/

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias