Com a chegada do carnaval, uma das festas mais amadas e aguardadas pelo povo brasileiro, é bastante comum que as pessoas extrapolem no consumo de bebidas alcoólicas. E, ao exagerar na bebedeira, é quase inevitável não sofrer com os sintomas da temida ressaca.
Caracterizada por sintomas desagradáveis que incluem dor de cabeça, náuseas, fadiga e sede, por exemplo, a ressaca pode ser melhorada com uma alimentação leve, bastante água e repouso.
No entanto, o que muitas pessoas provavelmente não sabem é que, o consumo excessivo de álcool pode ser um terror quando se está de dieta e trazer algumas consequências. Sendo assim, que tal conhecer algumas delas para se atentar na hora de beber? Confira 4 a seguir, extraídas do portal Melhor Com Saúde:
1. Você terá consumido grandes quantidades de calorias vazias
Para emagrecer, é preciso ter cuidado com a ingestão de calorias. É aconselhável diminuir a quantidade consumida para que o corpo exclua as reservas de gordura. Entretanto, ingerir bebidas alcoólicas dá ao corpo 7 calorias por grama de álcool. As calorias vazias conseguem ser ainda piores. Isto porque, elas não conterão nenhum tipo de nutriente, desta forma, sua única função será acumular gordura.
2. Você não conseguirá realizar exercícios
Para manter os resultados da dieta é fundamental realizar atividades físicas regularmente. O exercício, além de queimar calorias, faz o metabolismo funcionar corretamente e permite que você seja mais ativa durante o dia.
Entretanto, a ressaca reduzirá seu desempenho e força, fazendo com que sinta uma desidratação severa e seus movimentos sejam alterados. Caso insista em se exercitar desta forma, seu corpo não terá a mesma capacidade de resposta e aumentará a desidratação, ambos podendo causar o colapso do corpo. Por isso, o melhor é esperar os efeitos passarem.
3. Os seus níveis de energia serão muito baixos
Um dos sintomas da ressaca é a redução da energia e isto pode afetar a dieta de formas diferentes. Primeiro, você não terá energia para sair da cama e cozinhar algo saudável e comerá o que encontrar. Segundo, você não irá querer se exercitar e sabotará seus resultados.
4. A ressaca causa desidratação
A ressaca ocasiona desidratação grave. Isto acontece, pois, o excesso de álcool interfere nas funções normais do rim. Em condições normais, este órgão funciona através do hormônio arginina vasopressina, mantendo o equilíbrio dos fluidos corporais, reabsorvendo a água da urina.
Entretanto, ao ingerir quantidades grandes de bebidas alcoólicas, o hormônio vasopressina não age adequadamente. Por conta disso, os rins removem mais líquidos do que o necessário.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.