Saúde e Bem-estar

Ora-pro-nóbis: a planta rica em proteínas, saborosa e que você pode cultivar em casa

A planta é uma excelente alternativa à carne e você pode ter na sua casa para consumir quando quiser

ANÚNCIO

Muito comum nas cozinhas de Minas Gerais, a ora-pro-nóbis é considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), ou seja, o consumo tanto de suas folhas, quanto de seus frutos e flores é liberado e faz muito bem à saúde.

Antigamente, a ora-pro-nóbis era muito usada para substituir a carne e, por isso, foi apelidada de carne dos pobres. Isso se deve ao fato de a planta ser muito rica em proteína e também possuir uma grande quantidade de outros nutrientes, lipídio, cálcio, fósforo, ferro, vitamina C e fibra.

Além disso, ela é uma planta muito fácil de se ter em casa. Fora de Minas, em outras regiões do Brasil, ela bastante utilizada para decoração, então é provável que você já tenha cruzado com ela por aí.

Como cultivar ora-pro-nóbis em casa

A ora-pro-nóbis não é uma planta exigente quanto ao solo, logo, se desenvolve até em substratos mais pobres. Você pode cultivá-la tanto em canteiros quanto em vasos, visto que ela se adapta a diferentes condições. Contudo, o ideal é começar a cultivar no início da estação de chuvas, de forma a estimular o crescimento de seus ramos.

Mudas

A propagação da plantinha é feita por meio de estacas. Para isso, comece retirando um ramo lenhoso da parte mediana da vegetação. Corte cerca de 20cm e coloque-a em um vaso com partes iguais de terra de boa qualidade e composto orgânico, como esterco curtido. Após o enraizamento, você pode fazer o transplante para o local definitivo. Por fim, mantenha um bom nível de matéria orgânica no substrato para seu crescimento.

Iluminação e regas

A ora-pro-nóbis pode ser mantida em ambientes com iluminação natural abundante ou à meia-sombra, o que a torna ideal até para apartamentos. A espécie é resistente aos períodos de seca e não precisa de regas frequentes. Assim, molhe generosamente toda vez que o substrato estiver completamente seco.

Colheita

A primeira colheita costuma acontecer após três meses de cultivo, quando as folhas atingirem cerca de 8cm de comprimento. Antes disso, é necessário fazer a poda dos galhos, que continua a cada três meses. Lembre-se de usar luvas contra os espinhos.

· · ·

+ DICAS DE PLANTAS:

Plantas e Feng Shui: 3 tipos de samambaias que você pode cultivar na água para atrair boa sorte

Suculentas: coloque um arranjo da planta na entrada de casa para atrair dinheiro

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO